29 março, 2009

Sorbet de Uva e Sorvete de Baunilha

Final de semana produtivo na cozinha de casa... a extração de um dente do siso no namorado foi suficiente pra um final de semana de comidinhas molinhas e fáceis de comer, e sorvete, muito sorvete!
A começar com um Capeletti in Brodo que fiz na sexta, que é uma de minhas sopas preferidas. O que faço é bem simples: na hora de cozinhar o capeletti, ao invés de fazê-lo em água fervente comum e depois escorrer a água e jogá-la fora, cozinhe-o em caldo de carne, com tempero e ervas à vontade. Sirva com pão italiano e queijo parmesão ralado. Fica muito bom.
Sábado foi dia de risoto com um picadinho de carne super aromático com ervas e azeitonas. Risoto é sempre uma opção diferente quando não se está com muita criatividade... todo mundo gosta!
Domingo, polenta com molho picante de tomate e linguiça, receita inspirada no livro Nigella Express. Na hora de fazer o molho básico de tomate, frite linguiça e bacon e acrescente umas gotas de molho de pimenta pronto ao molho. Ficou bem bom.
Agora vamos aos gelados...
Sábado peguei uma receita de sorbet de David Lebovitz, fiz do meu jeito e ficou assim:


Sorbet de Uva
Rende 1 litro

Ingredientes:
500ml suco de uva de qualidade
70ml vinho rosé
5 col. (sopa) açúcar cristal
150ml água

Preparo:
Misture tudo em uma jarra e leve para gelar. Quando estiver bem gelado, coloque na sorveteira e siga as instruções do fabricante.
Fiquei um pouco decepcionada pois ficou meio difícil de fazer "bolas" na hora de servir, mas ficou com uma consistência gostosa e refrescante.

Pra acompanhar,

Sorvete de Baunilha
Rende 750ml

Ingredientes:
3 xíc. (chá) leite integral - 1 xíc. = 240ml
1 1/2 fava de baunilha
3/4 xíc. (chá) açúcar cristal
1 col. (sopa) maisena
1 pitada sal

Preparo:
Leve 2 xíc. leite para ferver com a baunilha - corte as favas ao meio, esfregue com uma faca para retirar as sementes e jogue sementes e favas no leite. Enquanto isso, em uma tigela, misture a outra xíc. de leite com o açúcar e a maisena.
Quando o leite ferver, coe-o para retirar os pedaços de fava. Coloque esses pedaços para secar e depois reaproveite-os colocando-os no recipiente de açúcar. O açúcar fica cheiroso e deixa o café mais agradável...
Bom, voltando ao sorvete: Leite coado, volte-o para a panela, e junte a mistura de leite com açúcar e maisena. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre para não empelotar. Quando engrossar levemente, desligue o fogo e deixe esfriar. Transfira para um recipiente, cubra a superfície com filme plástico e leve para gelar. Deixei 20 minutos no freezer, para ficar bem gelado e depois, coloquei na sorveteira, conforme instruções do fabricante.

O resultado? um sorvete cremoso e bem gordinho..rsrs

26 março, 2009

Risoto Milanese à Brasileira

Tem um tempo que nao coloco uma receita aqui então, Dea, ficam aqui registradas minhas desculpas. Bom, começo dizendo q eu não como queijo (!) Então eu não experimentei, mas todos que comeram aprovaram... Segue a receita de Risoto Milanese à Brasileira, feito por mim. Eu utilizo o arroz italiano embalado à vácuo, manteiga e azeite sempre de boa qualidade. Jamais pense em trocar a manteiga por margarina, jamais...


Risoto Milanese à Brasileira
Serve 4 porções

Ingredientes:

1 xíc. (chá) arroz arbóreo
2 1/4 xíc. (chá) água
1 col. (sopa) azeite
1 col. (sopa) -cheia- manteiga
1 dente alho inteiro sem pele
1 col. (sopa) -rasa- açafrão da terra
50g queijo parmesão ralado
sal à gosto (cuidado, pois o parmesão engana!)

Preparo:

1. Em uma panela pequena, leve a água e o açafrão até iniciar fervura.
2. Assim que começar a se formar as primeiras bolhas de ar pré-fervura, pegue uma panela média, e leve a manteiga com o azeite ao fogo e frite o alho inteiro, até que ele fique esbranquiçado.
3. Adicione o arroz (SEM LAVAR!!!! e ISSO EH IMPORTANTE se nao fica ruim o risoto..) e mexa bem com uma colher de pau, até parecer que está queimando.
4. Tempere a água de açãfrão (que a essa altura já está fervendo) com o sal e jogue sobre o arroz. Misture.
5. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo. Mexa de 1 em 1 minuto.
6. Quando você sentir que a consistência está boa (pode pegar um grao de arroz e cortar, o centro não deve estar cozido...), desligue o fogo e misture o queijo ralado. Nesta hora ele sozinho vai cozinhar o centro do arroz sem deixar ele molenga tipo sopa.
7. Sirva!!

Pode-se decorar com um tomate fresco pela metade e uma folha de manjericao, ou pode-se comer com tomate-cereja. E voce pode trocar o queijo por outras coisas, ou por mais queijos.

Até,

23 março, 2009

Bolo Surpresa de Maçã

Esses dias não tenho feito nada que mereça uma postagem... comidinhas sim, muitas, mas nada especial.... tudo rápido e feito pra matar a fome. Estamos passando bem aqui em casa, até os cachorros estão barrigudinhos, rsrs.
Bom, da cesta de Natal - acreditem - ainda existem algumas coisas aqui na prateleira. Semana passada até peguei as embalagens de damasco, uvas passas, tamaras e nozes e coloquei no armário de copos, pra que pudessem ser vistos toda vez que eu fosse pegar um copo limpo e me lembrar de achar alguma coisa pra fazer com elas. Procurei uma receita hoje... e aqui está: um bolinho gostoso, com sabor rústico e bem fácil de fazer. Nem precisa bater as claras em neve, nem nada. Só misturar tudo.

Não parece foto de receita de bolo de caixinha de maisena? Fiquei orgulhosa...



Bolo Surpresa de Maçã
(receita adaptada de Palmirinha Onofre)

Ingredientes:
3 maçãs gala pequenas (ou 2 se forem gandes)
1 1/2 xíc. (chá) açúcar
100g manteiga derretida ou 1 xíc. (chá) óleo
4 ovos inteiros
2 xíc. (chá) farinha de trigo
200g uvas passas
1 xíc. (chá) nozes picadas grosseiramente (eu amassei levemente no pilão)
1 colher (sopa) fermnto em pó

açúcar de confeiteiro e canela para cobrir e decorar

Preparo:
1. Pré aqueça o forno a 180°C.
2. Em uma vasilha grande, peneire a farinha e o açúcar, junte a manteiga e os ovos um a um. Misture bem até ficar homogêneo.
3. Junte as passas e as nozes grosseirmente picadas e misture para incorporar.
4. Por último, descasque e pique as maçãs em pedaços bem pequenos e junte à massa. Coloque o fermento em pó e misture levemente.
A massa vai ficar como se hovesse "recheio demais pra pouca massa". É assim mesmo.
5. Leve ao forno por 35 a 50 minutos - vai depender do seu forno. Não abra o forno antes de 35 minutos ou seu bolo pode murchar. Espete um palito ou faca e quando,ao retirá-lo, sair limpo, o bolo estará assado.
6. Desenforme. Em um recipiente, junte o açúcar e a canela, misture e peneire sobre o bolo, para ficar uniforme. Usei 3 colheres (sopa) de açúcar para 1 col. (chá) de canela.

19 março, 2009

Cheesecake sem Forno

Folhando meus arquivos de receitas em casa (entre livros e revistas) achei essa receita perfeita: rápida, fácil de fazer e com os ingredientes que eu tinha em casa. Como eu só tinha metade do cream cheese, dividi a receita ao meio, e montei em uma forma pequena de tartin. Aqui publico a receita inteira. Coloquei pra gelar e lógico que nem meia hora depois eu já estava lá querendo cortar uma fatia pra comer... estava bom, mas ainda nmão firme o suficiente. No dia seguinte, quando a consistência firmou, estava muito melhor. Indico pra quem quer fazer uma sobremesa rápida, fresca e que agrada a todos. E também porque pode ser feito com qualquer sabor de geléia que tenha em casa. No livro a utilizada era de cereja. Usei de framboesa, amoras e morangos, que eu mesma havia preparado há alguns dias. Acredito que frutas vermelhas combinem mais com a torta,o contraste do cream cheese com o azedinho é perfeito.

Cheesecake sem Forno
(do livro Nigella Express - lá como Cheesecake de Cereja)
Ingredientes:
125g biscoito maizena
75g manteiga em temperatura ambiente
300g cream cheese
60g açúcar de confeiteiro
1 colher de chá extrato de baunilha
½ colher de chá de suco de limão
250ml creme de leite
1 vidro (284g) geléia de frutas

Preparo:
1. Triture os biscoitos no processador.
2. Passe para uma tigela, junte a manteiga e misture com as mãos, até ficar uniforme.
3. Aperte a massa (farofa) nos fundos de uma assadeira para tortas com fundo removível (ou forre uma assadeira para tartin – aquelas baixinhas – com filme plástico para poder desenformar. Reserve.
4. Misture o cream cheese, o açúcar a baunilha e o suco de limão até incorporar.
5. Em outro recipiente, bata o creme de leite para aerá-lo. Junte-o ao cream cheese.
6. Cubra a massa de biscoito com o creme e leve para gelar, por pelo menos 3 horas.
7. Na hora de servir, cubra com a geléia. Se preferir, decore com frutas vermelhas frescas.

06 março, 2009

Sorvete de Chocolate Siciliano

Semana do doce aqui em casa. Não sei se é o período no ciclo feminino mensal ou o calor que acaba esquentando demais minha cabeça... eu só sei que estou maluca por doces, e estou fazendo tudo que aparece pela frente. Ontem corri pro centro, comprei cacau em pó orgânico (Callebaut, delicioso!) e corri fazer um sorvete que vi no La Cucinetta.


Ficou beeem bonito, com gosto perfeito... mas um pouco duro demais depois que foi ao freezer. Devo ter errado a mão na sorveteira. Tudo bem, incrementado com gotas de chocolate meio amargo da Arcor, que por sinal, são deliciosas, tenho certeza que não durará muito tempo pra contar história.

02 março, 2009

O Rei dos Pudins (e o da cozinha)

Hoje eu queria acabar com uma geléia de morango que estava aberta na geladeira há algum tempo e resolvi preparar um pudim tricolor de Jamie Oliver. Feito com ovos, farinha de rosca e açúcar, é muito gostoso, acabei comendo quente mesmo!


Infelizmente minhas fotos ainda não saem tão apetitosas como os pratos realmente são... mas isso um dia vai mudar.. rs!

O rei dos pudins
(Extraída de Jamie Oliver - The Naked Chef)
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo total: 1h30
Rende 4 porções

Ingredientes:
4 ovos
475ml leite
1 colher (chá) essência de baunilha
125gr farinha de rosca - ou pão esfarelado
250gr açúcar
4 colheres (sopa) geléia

Preparo:
1. Aqueça o forno a 150ºC
2. Bata 3 gemas com 1 ovo inteiro em uma tigela. Junte o leite, a baunilha, a farinha de rosca e 60gr do açúcar.
3. Espalhe a geléia no fundo de um pirex. Cubra com a mistura de ovos.
4. Asse por 60 minutos ou até que fique firme.
5. Bata as 3 claras restantes em neve com o açúcar, em ponto de merengue.
6. Cubra delicadamente o pudim assado com o merengue e leve ao forno por mais 15-20 minutos, até que fique levemente dourado.

Quero ver ser você aguenta esperar até que esfrie pra provar!

Agora, cadê o rei da cozinha?


Rei do reino-debaixo-da-pia
Rei do caiu-no-chão-tô-comendo
Rei do sobra-um-pouquinho-pra-mim!
e por aí vai!

Tiramisu de Limão

Que fazer com um saco cheio de limões na geladeira? Sem querer, achei uma receita bem interessante no Swirl & Scramble e adaptei para os ingredientes que eu tinha em casa... foi bem um teste, e acabou dando certo. Os limões que se transformariam em intermináveis limonadas no final de semana se tornaram um doce gelado, saboroso e um pouquinho calórico. No final, ficou assim:

Tiramisu de Limão
Serve 8 a 10 pedaços
Ingredientes:
Para a Calda
100gr açúcar
150ml suco de limão
50ml água

Para o creme
250gr cream cheese
400gr creme de leite sem soro
50ml suco de limão
raspas da casca de um limão grande
4 colheres (sopa) açúcar
1 pc (180gr) biscoito tipo champagne

Preparo:
Calda - Misture os ingredientes e leve ao fogo por aproximadamente 5 minutos. Reserve.

Creme - Na batedeira, bata o cream cheese com o creme de leite até ficar homogêneo. Junte as raspas, o açúcar e o suco de limão e bata para incorporar.

Montagem - Molhe os biscoitos na calda (sem deixá-los muito tempo, ou eles derreterão). Faça uma camada de biscoitos no fundo de um pirex e cubra- os com o creme. Repita o processo e termine com o creme por cima. Usei um pirex de 30x15 e rendeu 3 camadas de biscoito. Cubra com filme plástico e leve para gelar. Se preferir, decore com raspas de limão.