29 abril, 2009

Bolo de Laranja


Olá... algumas vezes a gente sente saudade de coisas que nem imaginava que fossem fazer falta um dia. E os sabores da infância tem tudo a ver com isso. Quem não volta aos sete anos ao passar em frente uma confeitaria que acabou de preparar sonhos de creme ou maria mole? Essas lembranças são boas para se ter no dia-a-dia da capital, com a garoa batendo nos ombros e outros ombros esbarrando em você na multidão que volta para casa depois de uma jornada de trabalho. Gosto de coisas simples, como bolo de milho ou de cenoura com chocolate. Ou de laranja com cobertura de açúcar, que é o que fiz ontem.
A receita foi adaptada de um livro emprestado da mamãe que já está criando raízes em casa - acho que não volta tão cedo pra casa dela - e é a bíblia do freezer. Aprendi todas as técnicas de congelamento e armazenamento de alimentos em baixas temperaturas. Troquei gordura vegetal por manteiga, substituí a cobertura de creme de leite com café por uma de açúcar e suco e ignorei o recheio de doce de leite. Qualquer dia repito a receita com todas essas gordurinhas!

Bolo de Laranja
(adaptado do livro Tudo Sobre Congelados - Ed. Nova Cultural)
Rende: 14 pedaços

Ingredientes:
2/3 xícara (chá) manteiga
1 xícara (chá) açúcar
3 ovos
casca ralada de de uma laranja
2 xícaras (chá) farinha de trigo
2 1/2 colheres (chá) fermento em pó
2/3 xícara (chá) suco de laranja

Cobertura:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
5 colheres de suco de laranja (aproximadamente)

Preparo:
1. Em uma batedeira, misture a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e claro.
2. Junte os ovos, um por vez, e a casca de laranja, batendo sempre.
3. Peneire a farinha junto com o fermento. Vá acrescentando à massa, alternando com o suco de laranja. Comece e termine com a mistura de farinha e fermento.
4. Asse o bolo em uma forma redonda de 25cm de diâmetro, untada, por aproximadamente 40 minutos.
5. Prepare a cobertura. Em um recipiente, vá adicionando o suco ao açúcar e mexendo sempre, até a consistência de calda. Cuidado na quantidade de água: se a mistura começar a ficar transparente, adicione mais açúcar. O ponto ideal é branco leitoso.
6. Espere o bolo esfriar para cobrir com a calda, ou ele a absorverá. Espalhe em toda superfície com as costas de uma colher.

22 abril, 2009

Fusilli Gratinado

Essa receitinha foi criada de última hora no feriado de Tiradentes... Na segunda-feira fomos a uma festinha intimista e bacana na casa de uma amiga, o que nos rendeu um feriado de ressaquinha e preguiça até o horário do almoço. Na correria pra sair de casa a tempo de pegar o Andrea Bocceli no Parque da Independência, um macarrãozinho de forno foi a solução prática que encontramos. E ficou ótimo!
Sempre que eu fazia molho branco, de queijo ou bechamel, costumava fritar cebola na manteiga e depois juntar a farinha de trigo. Aprendi uma dica bem legal e pra quem não gosta dos pedacinhos de cebola no meio do creme/molho, é a solução: quando o molho levar leite ou água, corte uma cebola ao meio e espete um ou dois cravinhos com uma folha de louro em cada metade dela. Leve para ferver junto com o líquido (leite ou água). Depois é só retirar a cebola e o líquido vai ficar temperado, com um sabor bem leve. Está aprovado aqui em casa :)

Fusilli Gratinado
Rende: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
250g massa tipo fusilli (ou qualquer outra que vc queira)
2,5L água para ferver a massa
fio de azeite

Para o molho:
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (sopa) farinha de trigo
500ml leite quente
50g queijo parmesão ralado
sal à gosto
noz-moscada à gosto

Preparo:
1. Prepare a massa conforme instruções da embalagem, em ponto al dente. Quando estiver cozida, escorra e reserve.
2. Unte um refratário com manteiga. Aqueça o forno em temperatura alta (200°C).
3. Em uma panela, derreta a manteiga. Fogo baixo, sempre.
4. Adicione a farinha de uma vez e misture com um fouet até ficar homogêneo. Mantenha a temperatura baixa e mexa constantemente, para cozinhar a mistura. Essa mistura é chamada roux e é ela que serve de base para o molho bechamel. Quanto mais escura ficar, mais saborosa e menos "espesso" ficará o molho. O ideal é uma corzinha amarelada, levemente dourada. Não pare de mexer.
5. Quando estiver no ponto desejado, adicione o leite quente e continue mexendo para dissolver a massa no líquido.
6. Cozinhe até que engrosse levemente. Tempere com sal e noz-moscada.
7. Desligue o fogo, adicione 2/3 do queijo ralado e misture bem.
8. Coloque a massa no refratário. Cuide para que esteja bem soltinha. Cubra com o molho e polvilhe o restante do queijo ralado por cima.
9. Leve para assar por 15 minutos. Sirva imediatamente.

21 abril, 2009

Bolo de Milho


Olá! Depois de um tempinho longe, estou de volta. Estive muito atarefada esses dias.. finais de semana com a mamãe, chá de bebê da amiga, declaração de IR (que só finalizei e entreguei ontem), a fonte do notebook queimada porque foi roída pelo cachorro, e outras coisinhas que aconteceram e acabaram me deixando longe da internet por um tempo maior do que o usual. Fiz bastante coisa boa nesses dias.. e vou publicando as receitas aqui sempre que conseguir...
Estou testando o serviço de publicação no blog via e-mail, dependendo da qualidade, tudo será atualizado mais rápido. Vamos ver. :)
Outro dia (talvez uns 15 ou 20 dias atrás) me deu uma vontade desesperadora de comer bolo de milho. Aqueles bolos de milho que a gente só come no interior, sabe? nada de bolo da padaria do supermercado, que aliás, costumam ser sempre ressecados e um tanto artificiais, além de não virem com uma cobertura tão espessa quanto gostaríamos mas pagamos como se fosse.
Pois bem, procurei em minhas receitas e achei somente uma receita, que me pareceu um pouco esquisita.. os grãos de milhos permaneciam inteiros, não se fazia menção ao liquidificador ou processador ou nada do gênero.. achei estranho. E a foto não era tão apetitosa quanto eu gostaria e esperava que fosse a de um bolo de milho. Fui pro Googlee descobri uma receita bem simples, com tudo que eu tinha em casa e estava disposta a usar.
Achei esse aqui, do Blog Sabor. Quando a Fernanda (dona do blog fez) comentou que ele ficou quebradiço, mas alterei o tempo de forno e tomei cuidado para que as colheres de fubá fossem bem cheias e ele ficasse com a consistência que eu queria. Fiz em uma assadeira retangular (20x30), com a intenção que ele ficasse baixinho e cremoso. Voilà! Ficou perfeito.


Bolo de Milho de Liquidificador
Rende: 20 pedaços
Tempo: 10 minutos + 50 minutos de forno

Ingredientes:
1 lata de milho verde com a água e tudo
1 xícara (chá) leite
2 ovos inteiros
1/3 xícara (chá) óleo
1 xícara (chá) açúcar
6 colheres (sopa) bem cheias de fubá
1 colher (sobremesa) bem cheia de fermento

Para polvilhar, misture: (opcional)
3 colheres (sopa) açúcar cristal
1 colher (sopa) canela em pó

Preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC pelo menos 10 minutos antes de começar.
2. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular (20x30).
3. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento, começando pelos ingredientes líquidos.
4. Bata até ficar homogêneo.
5. Acrescente o fermento e utilize a tecla pulsar, somente para misturá-lo à massa.
6. A massa fica bem mole. Não se preocupe, é assim mesmo. Você deve despejá-la na assadeira e levar para assar por, aproximadamente, 50 minutos, ou até que, ao enfiar uma faca fina no centro do bolo, ele saia limpo. O tempo pode variar de acordo com seu forno. Eu gosto quando fica o bolo fica levemente douradinho nas laterais da forma.
7. Desligue o forno, retire o bolo e rapidamente polvilhe o açúcar com a canela. Volte o bolo ao forno quente para que o açúcar se caramelize levemente. A cobertura ficará fina e crocante.

05 abril, 2009

Bolo Pão de Mel


Essa semana resolvi preparar bolo. Meu forno e eu nunca nos adaptamos muito na hora de assar bolos.... eles sempre murcham e ficam com aspecto pegajoso, e eu sempre acabo trocando a vontade de fazer bolo por alguma torta doce ou cheesecake. Dessa vez, peguei uma receita de pão de mel, que parecia ser bem simples e resolvi arriscar... O resultado? Tive que fazer uma segunda vez para tirar as fotos...

Bolo Pão de Mel
(receita adaptada de Palmirinha Onofre)

Ingredientes:
2 xíc. (chá) farinha de trigo
1 xíc. (chá) açúcar mascavo
1 xíc. (chá) chocolate em pó
1 1/2 xíc. (chá) leite
1 col.(chá) canela em pó
1 col. (cafe) cravo em pó
1/2 xíc. (chá) mel
1 col. (sopa) femento em pó

Cobertura:
300g chocolate em barra

Preparo:
1. Em uma tigela, adicione todos os ingredientes secos exceto o fermento e misture bem.
2. Adicione o leite e o mel e misture com uma colher de pau ou espátula até ficar homogêneo.
3. Adicione o fermento em pó e misture levemente.
4. Leve para assar em assadeira retangular untada e polvilhada com farinha de trigo, em forno pré-aquecido médio (200ºC) por 15 a 20 minutos, ou até que, enfiado um palito no meio do bolo, ele saia limpo.
5. Espere esfriar e enquanto isso, prepare a cobertura: pique o chocolote grosseiramente e leve para derreter em banho maria. Mexa bastante até que esfrie e cubra toda a superfície do bolo com esse chocolate. Leve o bolo à geladeira para que a cobertura endureça.

Dicas: eu não tinha cravo em pó em casa, e não achei no supermercado aqui perto, então, separei um punhado de cravos, retirei as flores e soquei essas flores no pilão. Peneirei e consegui a medida necessária para a receita.
Quanto à cobertura, utilizei 200g de chocolate ao leite e 100g de chocolate meio-amargo e ficou muito bom, nem tão doce nem amargo. Mas você pode utilizar o chocolate que vc possuir em casa. Na hora de derretê-lo, cuidado para que a água da panela não ferva e "pule" no chocolate. Uma boa dica é utilizar uma tigela de porcelana ou vidro que tenha a boca mais larga que a base, e que fique rente à borda da panela.