24 maio, 2009

Strogonoff de Camarão

Essa receita surgiu de última hora, graças a uma bandeja de camarões a um preço interessante no supermercado. Eu nunca tinha imaginado fazer strogonoff de camarão, não sou fã de frutos do mar a ponto de fazê-los em casa. Quem sabe eles comecem a entrar aos poucos na cozinha aqui de casa...
Segui a receita do strogonoff de carne que costumo fazer, com a exceção preparar o camarão antes de inclui-lo ao preparo do molho, fervendo-o por alguns minutos. Receita aprovada pelo namo-jurado. Bastante simples e saborosa.


Strogonoff de Camarão
Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
500g camarão pequeno limpo
1 colher (sopa) cebola triturada
1 colher (chá) alho triturado
sal e pimenta-do-reino à gosto
2 colheres (sopa) azeite
100g cogumelos em conserva picados
50ml ketchup
200ml creme de leite fresco
1 colher (sobremesa) maisena diluída em 3 colheres (sopa) água
4 colheres (sopa) salsa e cebolinha picadas

Preparo:
1. Ferva 1 litro de água em uma panela.
2. Quando levantar fervura, acrescente os camarões e cozinhe por 3 minutos. Escorra. Reserve.
3. Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Adicione os camarões e os cogumelos e frite por alguns minutos.
4. Junte o ketchup, o sal e a pimenta. Frite para incorporar e os camarões aderirem ao ketchup.
5. Coloque o creme de leite e a maisena e misture. Cozinhe alguns minutos, até engrossar.
6. Polvilhe a salsa e a cebolinha e desligue.
7. Sirva com arroz branco e batata palha.

18 maio, 2009

Petit Gâteau de Doce de Leite

Bolinhos...
Estou um pouco aficionada por bolinhos. Tudo começou semana passada, quando descobri uma receita de petit gâteau do restaurante Carlota na internet. Não haviam fotos, mas logo imaginei o doce de leite quente escapando pela fenda aberta no bolinho pela colher... Não resisti e comecei a bater os ingredientes. Tudo pronto, forno quente, faltou uma etapa: "untar e enfarinhar forminhas do tipo muffin". Putz. Eu não tinha forminhas de muffin. Peguei o banquinho, subi e fui olhar nas prateleiras mais altas dos armários, em busca de uma salvação ou milagre. Eis.... que encontro ramequins, queridos ramequins médios para suflê. A salvação.
Meus bolinhos cresceram, e se transformaram em apenas gâteaux. A primeira vez nem sempre é perfeita... e meus bolinhos pareciam perfeitos. Ao tempo certo, desliguei o forno e tirei um, pra ver se o doce de leite escaparia tão logo avistasse a liberdade do prato: perfeito. Um rio de doce de leite se formou à primeira colherada. Ótimo, mas faltava alguma coisa... o sorvete! Eu não havia feito sorvete no final de semana e o freezer estava vazio. Corri pro supermercado - correr é sentido figurado, pois entre pegar o carro, sair de casa, andar, parar nos semáforos, chegar ao mercado, estacionar, achar o sorvete, escolher entre os tantos sabores, ir para o caixa, opa, parar pra pegar uma granola em promoção, voltar pro caixa, pagar, pegar o carro, voltar pra casa, abrir o pote de sorvete e montar o prato... ops. Os bolinhos ficaram no forno. Quente. Esqueci de deixar o forno aberto para que o ar quente saísse... resultado: os bolinhos continuaram assando e ficaram duros, completamente cozidos...

Com a vontade de quem quer bolinhos perfeitos, sábado tentei correr até o centro comprar uma forma para fazer muffins e pra bolinhos em geral... mas quando cheguei na Estação da Luz, as lojas de utilidades "culinárias" estavam fechadas. Fiquei decepcionada, não consegui chegar a tempo. Acabei gastando tempo vendo inutilidades na 25 de março e fazendo meus bolinhos nos ramequins médios novamente. Ao invés de 12 bolinhos, fiz apenas quatro, enormes...
Servi com sorvete de cereja, feito na sorveteira. É dos preferidos aqui em casa. A receita vem outro dia.


Petit Gâteau de Doce de Leite
(receita do restaurante Carlota)
Rende 10 bolinhos (depende da sua forma)
Tempo de preparo: 30 minutos (contando tempo de forno)

Ingredientes:
200g doce de leite pastoso
100g manteiga sem sal em temperatura ambiente
60g açúcar
40g farinha de trigo
2 ovos
2 gemas

Preparo:
1. Aqueça o forno a 200ºC por dez minutos.
2. Leve o doce de leite e a manteiga ao fogo em banho-maria até derreter. Misture bem para ficar homogêneo. (Essa etapa pode ser feita no microondas, se preferir.)
2. Adicione os ovos e as gemas e misture bem.
3. Junte o açúcar e a farinha peneirados aos poucos, mexendo sempre para incorporar.
4. Unte e enfarinhe forminhas para muffin (ou ramequins) do tamanho desejado. É importante que não sejam muito grandes, ou o bolinho não cozinhará o suficiente.
5. Asse por 10 ou 12 minutos. Estará no ponto quando formar uma camada "parecida com bolo" na superfície. Tente balançar o bolinho, ele não deve estar mole a ponto de romper a superfície. O da foto assou um pouquinho demais. Você pode tirar antes pra ele ficar mais líquido.
6. Sirva quente, com sorvete.

Agora, a foto do bolinho esquecido no forno semana passada...

15 maio, 2009

Bolo de Fubá Cremoso

Como lá no interiorrrr!
Final de semana, dia das mães.... hora de mostrar o que está rendendo na cozinha pra mamãe... não fiz o almoço de domingo, mas fiz um bolinho de fubá cremoso com direito a elogios da progenitora.
Essa receita é bastante comum, mas muitas vezes adiciona-se queijo ralado. Para mim, bolo tem que ser doce, então eu coloquei um pacotinho de côco que estava aberto na minha dispensa. E ficou perfeito, um bolo bem cremoso, de fubá com côco.


Bolo de Fubá Cremoso
Rende 16 fatias
Tempo de preparo: 1h

Ingredientes:
4 xícaras (chá) leite
4 ovos inteiros
2 xícaras (chá) açúcar
2 colheres (sopa) manteiga sem sal
1 1/2 xícara (chá) fubá
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
100g côco ralado seco (comum)

Preparo:

1. Aqueça o forno a 180ºC por 10 minutos, pelo menos.
2. No liquidificador, adicione todos os ingredientes, a começar pelos líquidos, exceto o fermento. Bata até ficar homogêneo.
3. Junte o fermento e utilize a tecla "pulsar" para que ele se incorpore totalmente a massa. Não bata muito tempo.
4. Leve para assar em assadeira untada e enfarinhada, de furo no meio, por aproximadamente 50 minutos.
Atenção: o tempo de forno para bolos pode (e com certeza vai) variar de acordo com o seu forno, marca, temperatura, altura da grelha e tudo mais. A partir dos 40 minutos, é aconselhável acompanhar se o bolo já está assado ou não, espetando-se um palito ou faca em região próxima ao centro da forma. Se sair limpo, o bolo está assado. Caso grudem farelos ao puxar o palito, deixe mais alguns minutos.
Esse bolo é cremoso, seu interior fica parecendo um pudim, mas mesmo assim o palito deve sair limpo. Sirva morno ou frio.

12 maio, 2009

Croque Monsieur

Semana recheada de leitura... passei todo o tempo ocioso (como a ida-e-volta pro trabalho e as horas de espera somadas entre consultório médico, secretaria da universidade e outras mais) lendo um livro bem bacaninha: "Memórias Gastronômicas seguido de Pequena História da Culinária". Diversas histórias curiosas sobre jantares, almoços, ceias e tudo mais a ver com isso... Existe muita fantasia, claro.. mas vale a pena. Quanta gente gulosa no mundo! Ficamos sabendo que a bulimia vem desde a antiguidade, quando os ricos comiam exageradamente e depois forçavam a saída do alimento para não engordar ou simplesmente para se sentir bem - dizia-se que o acúmulo de alimento no organismo provocava mau humor. O autor é Alexandre Dumas, francês, escritor de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo e os personagens vão de personagens bíblicos a Napoleão e Luiz XV. Recomendado!
Foto retirada do site da editora Jorge Hazar.

Com tanta França, nada melhor que um sanduíche francês para saborear numa tarde de sábado, assistindo horas e horas de seriados em DVD. Esse é um de meus pratos rápidos preferidos: fica bonito, cheiroso, gostoso e todos adoram - sempre. Costumo fazer sempre com pão de forma branco. Já fiz com pão desses integrais cheio de grãos e confesso que não ficou legal. Deixe o regime de lado só dessa vez. Pode-se usar o pão de miga também. Nesse caso, como o sanduíche será maior, convém aumentar um pouquinho as quantidades dos ingredientes.


Croque Monsieur
Rende 4 sanduíches

Ingredientes:
8 fatias de pão de forma
8 fatias grossas de presunto cozido
100g queijo gruyere ou parmesão ralado
2 colheres (sopa) farinha de trigo
2 xícaras (chá) leite aromatizado** morno
4 colheres (sopa) manteiga
2 gemas
noz-moscada ralada à gosto
pimenta-do-reino branca moída à gosto (opcional)
sal à gosto

Preparo:
**Leite aromatizado: utilizo sempre que vou preparar molho bechamel e a receita está aqui. Se preferir, utilize leite comum.
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira média com papel alumínio. Isso facilitará a retirada dos sanduíches e a limpeza da assadeira.
2. Em uma panela, derreta a manteiga. Passe um pouco (bem pouco, só para sujar) da manteiga em um dos lados de 4 das fatias de pão na manteiga e coloque essas fatias com o lado da manteiga para baixo na assadeira. Reserve.
3. Leve a farinha de trigo ao fogo, mexendo sempre, para fazer o roux. Lembre-se: fogo baixo, sem parar de mexer, até ficar caramelo clarinho. Junte o leite morno aos poucos e continue mexendo, até engrossar. Cozinhe por alguns minutos.
4. Tempere com o sal e a pimenta e misture bem. Até aí, temos um molho bechamel.
5. Rapidamente, acrescente as gemas e misture energicamente, fazendo com que se dissolva no creme antes de cozinhar. Junte 3/4 do queijo ralado (reserve o restante para salpicar o sanduíche) e misture bem. Tempere com a noz-moscada e acerte o sal, se preciso.
6. Monte os sanduíches: sobre cada fatia de pão que está na assadeira, coloque duas fatias de presunto, uma camada de molho, cubra com a outra fatia de pão e termine com o molho. Ah, esse molho que fizemos, bechamel com queijo e gema, é chamado mornay.
7. Polvilhe o restante do queijo ralado sobre os sanduíches e leve-os para assar por 15 minutos, ou até dourar. Sirva quente.