27 agosto, 2009

Bolinhos de Provolone (Mini Provolone Popovers)

Café da manhã de final de semana precisa ser especial, afinal já basta a correria do dia-a-dia, em que um copo de iogurte batido engolido às pressas é o companheiro de muitas manhãs. Essa receita cai muito bem para um final de semana, o aroma do queijo provolone que sai do forno é fantástico e o rendimento de 12 bolinhos é suficiente para servir a 2 ou 3 pessoas com café.
Ah, o ideal é comer os bolinhos frescos, ainda quentes.
Bolinho de Provolone (Mini Provolone Popovers)
(Adaptado da revista Gourmet)
Rende 12 ou 24 bolinhos
Tempo de preparo: 1h30 minutos (incluindo descanso)
Utensílio necessário: Forma para 12 ou 24 muffins

Ingredientes:
1 xíc. (chá) leite integral
2 ovos grandes
1 xíc. (chá) farinha de trigo
2 colheres (sopa) manteiga sem sal derretida
1/2 colher (chá) sal
1/8 colher (chá) pimenta-do-reino preta moída
1/3 xíc. (chá) provolone picado
2 colheres (sopa) parmesão ralado
1 1/2 colher (sopa) cebolinha picada

Preparo:
1. Em uma tigela, misture com um fuê (batedor de arame) o leite, os ovos, a farinha, 1 colher da manteiga e o sal e a pimenta até ficar homogêneo.
2. Adicione os queijos e a cebolinha e misture apenas para incorporar. Deixe a massa descansar por 1 hora.
3. Pré-aqueça o forno em 220ºC e coloque a grelha na 3ª altura de baixo para cima.
4. Utilize o restante da manteiga para untar as forminhas. Leve as forminhas untadas ao forno por cerca de 3 minutos, para que a manteiga doure.
5. Mexa suavemente a massa e a divida entre as forminhas, preenchendo 2/3 de cada uma delas.
6. Asse por 18 a 25 minutos, ou até que cresçam e fiquem levemente douradas.
7. Sirva imediatamente.

15 agosto, 2009

Cheesecake New York

Quem já provou o cheesecake do Café Havanna, em São Paulo, sabe que a combinação entre a massa de queijo e o doce de leite forte argentino fazem toda diferença...


De posse de um exemplar do doce argentino, resolvi fazer a sobremesa em casa. Procurei em alguns lugares uma receita que me parecesse confiável e acabei encontrando essa aqui, do blog da Cris. E não é que deu super certo?Só uma dica: na hora de cortar o cheesecake, já frio (eu sei que vc terá vontade de experimentar essa delícia cheirosa assim que ela sair do forno, mas não faça isso... sua barriga agradecerá) mantenha um copo com água morna para mergulhar a faca após cada corte. Limpe-a com um guardanapo e mergulhe no copo com água, assim os farelos do pedaço anterior não grudarão e o próximo sairá lisinho nas laterais, lindo.Aqui em casa, deixei o cheesecake sem cobertura de doce, assim temos a opção de comer com ou sem o doce de leite. Puro ele também é delicioso.


Classic New York Cheesecake
Adaptado de From Our Home To Yours
Rende 12 pedaços
Base crocante:
1 xícara (chá) bolacha Maria ou maizena triturada no processador
3 colheres (sopa) açúcar
3 colheres (sopa) manteiga derretida
1 colher (sopa) mel
1 colher (chá) canela em pó
Recheio:
900g cream cheese (6 pacotes de 150 g)
1 xícara (chá) açúcar
3 colheres (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) essência de baunilha
1 xícara (chá) sour cream*
4 ovos

1. Para preparar a base, misture todos os ingredientes e forre apenas o fundo de uma forma alta de aro removível (25 cm). Leve ao forno preaquecido a 160 °C por 15 minutos, até dourar levemente.
2. Na batedeira, bata o cream cheese até ficar cremoso. Adicione o açúcar, a farinha, a baunilha e o sour cream, batendo sempre. Junte os ovos e misture bem para incorporar (sem bater).
3. Cubra a massa com o recheio e asse a 160 °C por 60 a 70 minutos até perceber que o centro do cheesecake está assado, porém, não ressecado. Retire do forno e deixe amornar 10 minutos.
4. Passe uma faca na borda interna da forma para soltar o cheesecake das laterais. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas.
5. Na hora de servir, cubra a torta com geléia, calda, doce ou frutas de sua preferência. Pode também ser comido puro. Fica muito bom.
* 1 caixinha de creme de leite misturado a 1 colher (sopa) de suco limão