26 outubro, 2009

Panquecas Americanas



Se quiser agradar alguém logo no café da manhã, prepare-lhe panquecas! E estou falando daquelas panquecas americanas, que assistimos serem servidas aos montes nos filmes hollywoodianos, no café-da-manhã, regadas com uma calda melequenta de maple syrup*. Todos já devem ter se perguntado alguma vez "por que raios alguém come panquecas logo cedo?" mas quando você conhece essa massa, que é totalmente aerada e docinha, percebe que ela combina mesmo é com um copinho de café expresso e uma boa cobertura. Vamos esquecer a dieta só no domingo e preparar essas coisinhas...

Maple Syrup é uma espécie de calda muito utilizada nos Estados Unidos, na cobertura de pudins, doces, waffles e principalmente panquecas. É produzida a partir da seiva da Maple, uma árvore típica norte americana. Aqui em São Paulo alguns supermercados possuem em suas gôndolas alguns raros - e caros - exemplares. Pra minha sorte, perto de casa há um mercado que classifica o maple syrup como "mel silvestre" e o vende na seção de mel e geleia. Bom pra mim, que o compro por um preço 500% abaixo do praticado em um grande supermercado da região.
Não sei de onde veio essa receita, ela já faz parte de meu caderninho faz tempo... mas sempre dá certo.

Panquecas Americanas
Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes:
1 1/4 xíc. (chá) farinha de trigo
1 colher (sopa) açúcar
3 colheres (chá) fermento em pó
2 ovos
1 xíc. (chá) leite
2 colheres (sopa) manteiga derretida
1 pitada sal
óleo para untar (uma ou duas gotas apenas)
Opcional: blueberries congeladas

Preparo:
1. Misture em um recipiente a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
2. Em outro recipiente misture os ovos, o leite e a manteiga.
3. Acrescente os líquidos aos secos, misturando com um fouet (batedor de arame) apenas para incorporar. Cuidado para não misturar em excesso. O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente de uma colher. Se for colocar blueberries, acrescente-as agora. Misture para incorporar.
4. Aqueça e unte uma frigideira anti-aderente. Com o auxílio de uma concha, coloque uma porção de massa no centro (mais ou menos 1/4 de xícara, ou meia concha média) e acerte as laterais, para ficar redondinha. Se você utilizar uma espátula de silicone, fica mais fácil de acertar as laterais.
5. Quando começar a criar pequenas bolhas de ar, vire a panqueca com cuidado para que os dois lados fiquem dourados.
6. Sirva as porções de panquecas empilhadas em um prato e regue com maple syrup ou mel ou sirva acompanhado de manteiga. Bacon é opcional, e excelente!

15 outubro, 2009

Risotto de Tomate com Manjericão

Desde que a câmera fotográfica aqui em casa resolveu que não queria mais trabalhar ficou bem chato fotografar as coisas que cozinho. A câmera do celular não tem flash e a resolução é bem baixa, e isso me deixa totalmente sem vontade de escrever as receitas no blog. Mas eu sei que algumas pessoas lêem e não quero deixá-las tanto tempo sem um prato novo. Hoje tem comidinha pro jantar!
Por acaso, achei essa receita no site da Delicious Magazine. Me chamou atenção um risoto que não precisa ser mexido o tempo todo durante o preparo. Resolvi tirar a prova e o que ganhei? risoto grudado na panela! Por ele precisar ser mexido durante o cozimento (como todo e qualquer risoto) colocarei a receita adaptada do modo como fiz. Mas quem quiser tentar, o link para a versão original em inglês está logo aí.
Ficou muito gostoso. A combinação tomate+manjericão+parmesão dá a sensação de se estar jantando em algum restaurante do Bixiga. Acompanhamos com cubinhos de filé mignon de porco.
Eu não costumo fazer risoto com vinho branco, mas se você quiser adicionar, junte 150ml de vinho branco assim que terminar a etapa 1 do preparo, espere o vinho secar e continue na etapa 2.
Também não coloquei o cream cheese. E sinceramente não acho que tenha feito tanta diferença. Às vezes não fazemos uma ou outra receita porque não possuímos alguns dos ingredientes. Claro que tentar fazer um bolo sem farinha é um tantinho complicado (mas não impossível), mas nesse caso, o cream cheese serviria para dar uma cremosidade maior ao risoto. Você pode substituí-lo por creme de leite, se achar que seu risoto ficou muito seco, mas se deixar o tempo certo no fogo, sem secá-lo demais, não vai precisar.

Risoto de Tomate com Manjericão
(adaptado de Delicious Magazine)
Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
1 colher (sopa) azeite
1/2 colher (sopa) manteiga sem sal
1 cebola roxa finamente picada
400g arroz arbóreo italiano
1 lata tomates sem pele picados
600ml caldo de vegetais quente
75g cream cheese
50g queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) folhas de manjericão frescas

Preparo:
1. Em uma panela, aqueça o azeite e a manteiga em fogo médio-alto. Adicione a cebola e frite até que ela fique transparente e macia, mas sem queimar. Adicione o arroz e frite por um minuto.
2. Adicione os tomates e o caldo, mexa e cozinhe com a panela semi-tampada por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
3. Quando o líquido estiver quase todo absorvido (não deixe secar muito, deve ter um caldinho grosso no fundo da panela), desligue o fogo e adicione o queijo parmesão e o cream cheese. Mexa e mantenha tampado por 5 minutos.
4. Abra a panela, misture as folhas de manjericão e sirva imediatamente.

01 outubro, 2009

Bolo Pudim de Limão

Sábado, com apenas 1h para preparar a sobremesa, pedi socorro ao namorido, que me ajudou fazendo a parte masculina e suja do trabalho: espremer limões e ralar as cascas para a receita. A ajuda foi excelente e conseguimos terminar tudo no tempo certinho. Ao provar a sobremesa, depois de algumas horas na geladeira, a recompensa pelo trabalho foi bem gostosa: estava uma delícia! e linda! 
Sempre tenho medo em preparar coisas que se dividem "sozinhas" em camadas ou partes, como bolos-pudim ou petit-gateau. A angústia em ver o resultado quase sempre me faz deserformar ou comer as coisas ainda quentes. Dessa vez, como estaria impossibilitada de estar na cozinha após o preparo, só pude ver o resultado do doce já frio.

Utilizei limão-siciliano, que eu tinha em casa. Como a receita é de um site americano, o limão indicado é o siciliano mesmo, mas deve ficar muito bom também se preparado com o limão tahiti. Quando der eu faço com essa outra fruta e atualizo o blog para contar como foi. Essa receita com certeza será repetida outras vezes. É fácil, bonita e deliciosa.

Ah.. a versão original da receita sugere que seja servida com calda de framboesas (frutas + água + açúcar). Eu experimentei com um pouco de geleia e ficou BEM gostoso!

Bolo Pudim de Limão
(Adaptado de Dessert Magazine)
Tempo de preparo: 50 minutos + tempo para esfriar
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
3 colheres (sopa) manteiga sem sal derretida e fria (medir após derreter)
3/4 xícara (chá) açúcar cristal
1 colher(sopa) casca de limão ralada fresca
3 ovos separados
1/3 xícara (chá) farinha de trigo
1 xícara (chá) leite
6 colheres (sopa) suco de limão espremido na hora
1/8 colher (chá) sal
manteiga para untar
açúcar para polvilhar

itens necessários: 6 ramequins (7cm diâmetro) ou 4 (8,5cm diâmetro)

Preparo:
1. Aqueça o forno em 180C°. Prepare uma forma para banho-maria: em uma forma retangular, suficiente para caber os ramequins, cubra o fundo com um pano de prato limpo. Unte os ramequins com manteiga e polvilhe um pouco de açúcar cristal. Acondicione os ramequins na assadeira. Reserve. Leve 1l de água para ferver.

2. Bata as claras em neve até formar picos firmes.
3. Em uma tigela média, misture o açúcar e a farinha peneirados. Reserve.
4. Em outra tigela, misture bem as gemas com a manteiga derretida. Adicione o leite, o suco de limão e as raspas e misture bem. Vá adicionando a mistura de farinha e mexa para incorporar, sem bater muito.
5. Junte a essa mistura as claras em neve e misture apenas para incorporar e ficar homogêneo.
6. Com o auxílio de uma concha, preencha os ramequins (deixando no mínimo 1cm livre até a borda). Coloque a água fervente na assadeira e leve ao forno. Asse por aproximadamente 35 minutos, até ficar levemente dourado e fofo. Faça o teste do palito no centro do bolinho. Ele deve sair limpo.
7. Deixe os bolinhos enfriarem totalmente antes de servir. Para servir, vire os bolinhos em um prato e sirva com geleia; ou, sirva nos ramequins e cubra com açúcar de confeiteiro.