19 outubro, 2010

Brigadeiro de Lavanda com Cardamomo



Ah... Depois de chorar até a cara ficar inchada assistindo um filme sobre lealdade canina (Sempre ao Seu Lado), comer uma receita inteira desse brigadeiro foi um carinho para a alma. Estava MUITO bom!

Ah... e eu não comi a receita inteira - só metade dela.

Confesso que estava com medo de fazer mais uma receita com gosto de sabonete, como um sorvete que tentei inventar uma vez. Foi "incomível"! Então fui adicionando a lavanda aos poucos, testando se não seria demais colocar mais uma pitada. É importante isso, pois uma erva com aroma mais forte pode arruinar sua receita! Dose com cuidado, nem sempre as quantidades indicadas em um blog servem pra você. É melhor menos, do que mais.

Brigadeiro de Lavanda com Cardamomo
Tempo de preparo: 20 minutos
Rende: 30 minutos de "mmm..."

Ingredientes:
395g (1 lata) leite condensado
1 col. (sopa) manteiga sem sal
1/4 col. (chá) "rasa" cardamomo moído
1 col. (chá) flores secas de lavanda comestível

Preparo:
1. Unte um recipiente com manteiga, pode ser um prato ou tigela de porcelana.
2. Em um pilão, amasse o cardamomo com as flores de lavanda, apenas para que as flores se partam.
3. Em uma panela média, coloque o leite condensado, a manteiga e os pós. Misture bem com uma colher, para espalhar bem os temperos.
4. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. Quando engrossar e desgrudar da panela, está pronto. Retire da panela e coloque no recipiente untado, para esfriar.

Se quiser fazer bolinhas, você vai precisar de manteiga para untar as mãos, açúcar granulado e forminhas de papel. Utilize uma colher como medida para retirar a quantidade exata de brigadeiro e enrole as bolinhas com a mão, passando pelo açúcar para cobri-las.
Conserve em embalagem fechada, por até 3 dias.

13 outubro, 2010

Milho Assado no Alumínio

Quem não sente fome ao passar por uma barraquinha de milho cozido na rua? Bom, mas não dá pra confiar na higiene não é? Eu adoro milho cozido. Sou dessas pessoas que abrem a latinha de milho em conserva e come a colheradas (o que, só eu faço isso? duvido!). 
Quando descobri esse jeito diferente de "cozer" o milho, gostei muito. Não sou muito fã de colocar água e sal na panela e deixar o milho cozinhando por 40, 50 minutos, tendo que espetar um garfo de tempo em tempo para saber se está pronto ou não...
E este é um bom uso pra churrasqueira de R$ 29.90 que você tem sobrando na sua casa e achou que não servia pra nada.

Basta limpar o milho, retirando a pele e os fiozinhos, passar um pouco de manteiga e embrulhar o milho em papel alumínio, apertando as pontas, de modo a deixar o pacote bem fechado.
Coloque sobre a grelha da churrasqueira e deixe por 20 minutos, virando na metade do tempo.
Abra um pedacinho do papel e aperte um grão, para saber se está macio... se não estiver, deixe mais alguns minutos.
Para servir, abra o papel alúminio, espete um palito de madeira no centro do milho para servir de apoio e sirva.

Às vezes costumo fazer uma manteiga "aromatizada" para ser passada no milho na hora de servir. Basta adicionar pimenta ou ervas à manteiga em temperatura ambiente e misturar bem. As preferidas aqui em casa são a base de pimentas caiena e malagueta. Esquenta!

12 outubro, 2010

Pudim de Chocolate

Quem, numa tarde sem nem um docinho  para comer em casa, não se aventurou em preparar um pudim de maisena em casa? sabor chocolate, coco, baunilha, nesquik morango ou o que tivesse na despensa... Ah, infância.

Esse jeito de fazer o pudim o deixou mais chique! Porque não fazer todo o processo em banho-maria? Não gruda na panela e nem fica empelotado, totalmente aprovado. Use chocolate de boa qualidade, sem gordura vegetal...


Pudim de Chocolate
(Adaptado de SmittenKitchen)
Rende: 6 porções
Tempo de Preparo: 20min + tempo de gelar

Ingredientes:
1/4 xíc. (chá) maisena
1/2 xíc. (chá) açúcar cristal
1/8 col. (chá) sal
3 xíc. (chá) leite integral
170g chocolate amargo (70% cacau) ou meio-amargo em gotas
1 col. (chá) extrato de baunilha

Preparo:
1. Em um recipiente de porcelana ou vidro, misture a maisena, o açúcar e o sal. Adicione o leite aos poucos, mexendo bem com um fouet, para que não forme grumos. Leve ao fogo em banho-maria, colocando o recipiente sobre uma panela com água fervente.
2. Mexa ocasionalmente e cozinhe por 15 minutos, até que tenha engrossado o creme ao ponto de não escorrer facilmente nas costas de uma colher. Adicione o chocolate e misture bem, para que derreta por completo.
3. Junte a baunilha, misture bem e retire do fogo. Mexa bastante para esfriar um pouco. Divida o creme em potinhos individuais. Deixe na geladeira para firmar. Sirva frio.

Bolo de Limão Siciliano









As vezes fico maluca para fazer bolo. Não importa se tem biscoito, chocolate, barrinhas ou castanhas para beliscar na despensa, eu quero é bolo. Quero sentir o cheiro contagiando a casa, olhar pelo vidro do forno e ver seu bebê crescendo e ficando dourado, como se estivesse se transformando em obra-prima.
Quando a consciência bate forte e minhas células adiposas me encaram, como se quisessem evitar mais uma gulodice, faço uma receita reduzida, como essa, que rendeu um bolinho que cabia em um prato raso de servir.

As sementes de papoula são opcionais. Elas não interferem no gosto, mas dão uma crocância interessante à receita.

Bolo de Limão Siciliano
(Adaptado de Jamie Oliver)
Rende: um bolo pequeno, Ø 20cm
Tempo de Preparo: 1h


Ingredientes:
60g manteiga sem sal em temperatura ambiente
60g açúcar cristal
2 ovos grandes
90g amêndoas moídas ou farinha de amêndoas
1 col. (sopa) sementes de papoula
raspas da casca e suco de 1 limão siciliano
65g farinha de trigo com fermento


Para a calda:
50g açúcar cristal
suco de 1/2 limão siciliano


Para a cobertura:
100g açúcar de confeiteiro
raspas da casca e suco de 1/2 limão siciliano


Preparo:
1. Aqueça o forno em 180°C. Unte e enfarinhe uma forma pequena de cone com 20cm. Reserve.
2. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar claro e uniforme. Deixe a velocidade baixa e adicione os ovos um a um, misturando bem após cada adição.
3. Retire da batedeira. Junte as amêndoas, sementes de papoula, suco e raspas da casca de limão e a farinha e misture com cuidado. Coloque a mistura na forma e leve para assar por aproximadamente 25 minutos. Faça o teste do palito. (Atenção: o tempo de forno pode variar).
4. Retire o bolo do forno e o deixe descansar sobre uma grade por 15 minutos. Prepare a calda.
5. Em uma panelinha, leve ao fogo o açúcar cristal e o suco de limão, apenas até dissolver o açúcar. Desenforme o bolo em um prato, faça pequenos furos em sua superfície com um garfo e deite sobre ele a calda.
6. Prepare a cobertura: em um recipiente misture o açúcar de confeiteiro com as raspas de casca e o suco de limão.Você pode adicionar mais suco (ou água) se achar que está seco ou adicionar mais açúcar, se achar que está muito líquido. Cubra o bolo quando ele estiver frio.

Batata Doce Sauté com Espinafre


Batata-doce é uma delícia. Sou até suspeita para falar, adoro! Aqueles doces em formato de coração fazem meu estômago sussurar por uma mordida...
Infelizmente toda vez que vejo batata-doce em restaurantes, ela vem frita ou cozida, sempre em rodelas. Dá pra fazer mais que isso! é só usar um pouquinho a imaginação... e o Google. ;)

Essa receita surpreende. Mesmo para quem não é muito chegado em espinafre (leia-se: eu).

Batata-Doce Sauté com Espinafre
(Adaptado de Martha Stewart)
Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes:
2 batatas-doce descascadas, cortadas em cubinhos
2 col. (sopa) azeite
1 1/2 col. (chá) curry em pó
1/2 cebola roxa picada
1/3 maço espinafre picado
2 col. (sopa) aceto balsâmico
flor de sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:
1. Em uma panela, em fogo baixo, aqueça o azeite. Coloque as batatas e cozinhe por 5 a 8 minutos, até que fiquem macias. Mexa de vez em quando.
2. Adicione o curry e misture bem para pegar o tempero. Junte 1/2 xícara de água e a cebola picada. Misture.Cozinhe por cerca de 10 minutos, até que a água evapore e a batata comece a ficar dourada.
3. Retire as batatas da panela e coloque-as em um recipiente. Reserve.
4. Na mesma panela, coloque o espinafre e dê uma leve fritada. Ele vai diminuir de tamanho e ficar macio. Retire a água.
5. Volte as batatas para a panela, junte o aceto balsâmico, sal e pimenta e misture bem. Sirva como acompanhamento de carnes.

10 outubro, 2010

Bolo Caramelizado de Abacaxi


O upside-down pineapple cake (ou, em tradução livre bolo 'de cabeça para baixo' de abacaxi) surgiu em meados dos anos 20, nos EUA. O abacaxi em calda custava muito menos do que o fresco e um belo dia alguém resolveu arranjar as frutas em calda no fundo da assadeira e colocar a massa por cima. E ficou uma maravilha. Pode apostar.

(ou Upside-down Pineapple Cake)
Rende: 12 porções
Tempo de Preparo: 1h30

Ingredientes:
Para o caramelo de abacaxi -
1/4 xíc. (chá) manteiga sem sal
3/4 xíc. (chá) açúcar demerada
1 lata (+-500g) abacaxi em calda drenado

Para o bolo - 
1 1/2 xíc. (chá) farinha de trigo
2 col. (chá) fermento em pó
1/4 col. (chá) sal
1/2 xíc. (chá) manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xíc. (chá) açúcar cristal
1 col. (chá) extrato de baunilha
2 ovos grandes separados
1/2 xíc. (chá) leite
1/4 col. (chá) cremor de tártaro

Preparo:
1. Pré-aqueça o forno em 180°C. Posicione a grade na posição central do forno. Unte uma forma redonda (23cm) com manteiga. Reserve.
2. Prepare o caramelo: Em uma panela pequena leve o açúcar e a manteiga para o fogo médio, mexa para derreter a manteiga e dissolver o açúcar. Pare de mexer e mantenha no fogo até que o açúcar comece a caramelizar (escurecer até a cor âmbar). Retire do fogo e despeje na forma untada com cuidado, fazendo com que o caramelo cubra toda superfície do fundo da forma.
3. Arranje as fatias de abacaxi no fundo da forma, de forma a cobrir quase todo o espaço. Reserve.
4. Prepare a massa. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal.
5. Na batedeira, bata as claras em neve com o cremor de tártaro, até formar picos firmes. Reserve.
6. Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, cerca de 5 minutos. Adicione a baunilha. Bata para incorporar. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição.  
7. Mantendo a velocidade baixa, junte a mistura de farinha e o leite, alternando entre eles, de modo a terminar com a farinha.
8. Retire a massa da batedeira. Com cuidado, adicione as claras em neve à massa, aos poucos, mexendo cuidadosamente com uma espátula.
9 .Coloque a massa na forma e leve ao forno por 45 a 55 minutos, ou até que um palito saia limpo quando inserido no centro do bolo.
10. Retire do forno, deixe o bolo descansando na forma por 10 minutos. Passe uma faca ao redor do bolo para soltá-lo da forma e vire a forma sobre o prato de servir. Sirva morno ou frio.