29 novembro, 2010

Sem Glúten: Macarrão de Abobrinha




Ok, isso não é "macarrão de abobrinha". É uma abobrinha disfarçada de macarrão. Despensa sem macarrão e tomates vermelhos explodindo de tão maduros - e clamando para serem usados - foi a desculpa ao marido para preparar esse prato tão "vegetariano". Mais verde impossível.
Para dietas sem glúten, a substituição é excelente. A abobrinha bem fina em um molho caseiro de tomate não deixa nada a desejar. Só não acredito que dê para comer sempre, acho que a abobrinha acaba enjoando um pouco quando se come muito. Mas é interessante pra variar.

Você deve evitar a primeira fatia na lateral da abobrinha, pois sai com bastante casca e tende a ficar amarga. Ao usar o fatiador, não faça muita pressão, para que as fatias saiam finas e com pouca casca.
Outra coisa, como os legumes são usados com casca, é melhor que sejam orgânicos.

Abobrinha disfarçada de Macarrão
(adaptado de "Cook Yourself Thin")
Rende 2 - 3 porções como prato principal ou 4 porções como acompanhamento
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
3 ou 4 abobrinhas, das mais finas - evite as arredondadas
2 colheres (sopa) azeite
1/4 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
5 tomates para molho bem maduros picados
1 ramo de manjericão picado
1 ramo de salsa picada
sal e pimenta-do-reino à gosto
queijo parmesão ralado à gosto

Preparo:
1. Com o auxílio de um descascador de legumes, fatie finamente a abobrinha, no sentido do comprimento. Fatie até chegar nas sementes, e então comece do outro lado, fatiando sempre até chegar nas sementes, Gire  a abobrinha e fatie no mínimo quatro vezes. Descarte a primeira fatia de cada lado, que contém apenas casca. Não aperte demais o descascador para evitar que as fatias fiquem grossas demais. Reserve.
2. Prepare o molho: aqueça 1 col. (sopa) do azeite em fogo baixo em uma panela média. Acrescente a cebola, o alho e o sal. Frite apenas para começar a dourar, cuidando para não queimar. Junte os tomates picados, metade do manjericão e o restante do sal. Misture e deixe cozinhar, até amolecer os tomates, por 5 minutos. 
3. Com um amassador de batatas, aperte os tomates na panela. Deixe cozinhando em fogo baixo com a panela semi-tampada, por cerca de 10 minutos. Adicione o restante do manjericão, a salsa e tempere com a pimenta. Retire o molho da panela e coloque em um refratário. Reserve.
4. Na mesma panela, aqueça a colher de azeite restante e adicione as abobrinhas fatiadas. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, até que as abobrinhas estejam "al dente", aproximadamente 10 minutos. Não deixe cozinhar demais, ou elas se quebrarão. 
5. Volte o molho para a panela, misture bem para cobrir totalmente as abobrinhas. Sirva com queijo parmesão ralado.

25 novembro, 2010

Torta de Framboesa com Cream-Cheese



Ah... framboesas! Dia desses tive a felicidade de comer algumas diretamente do pé, quentinhas do sol da manhã. Não existe nada igual. Eu ia falar aqui que as frutas vermelhas são minhas preferidas, mas não seria verdade. Gosto de todas as frutas, amo as cítricas, amarelas, doces, carnudas. Mas acho que as frutas vermelhas tem um que especial. Talvez por não serem tão acostumadas ao clima tropical - e quente - de nosso país, seu cultivo seja mais delicado, tornando os frutos preciosos. Se falar sobre isso com um velhinho que conheço, e que possui algumas unidades de pés de framboesa ao sol, ele diria que não faz nada para ter as frutas perfumadas e doces - e o que sei é que ou a terra em que ele planta é abençoada ou milagrosa. As framboesas são deliciosas.

Essa receita é magrinha, com baixo teor de açúcar e gorduras. O azedo-doce é garantido por framboesas bem maduras.























Torta de Framboesa com Cream-Cheese
(Adaptada da revista Eating Well)
Rende 12 a 14 fatias

Ingredientes:
Massa -
3/4 xíc. (chá) farinha de trigo integral
1/2 xíc. (chá) nozes ou pecãs assadas por 5 minutos (a 180ºC)
2 col. (sopa) açúcar cristal
1/2 col. (chá) sal
3 col. (sopa) manteiga sem sal gelada cortada em pedacinhos
2 col. (sopa) água gelada
1/2 col. (chá) extrato de baunilha

Cobertura - 
2 col. (chá) gelatina branca sem sabor
2 col. (sopa) água
3 xíc. (chá) framboesas frescas - separe algumas para decoração (2/3 xíc.)
1/2 xíc. (chá) açúcar cristal
4 col. (sopa) cream-cheese light
2 col. (sopa) leite desnatado
1 col. (sopa) açúcar de confeiteiro

Preparo:
Massa -
1. Aqueça o forno em 200ºC. Unte uma assadeira redonda (22 cm) com manteiga. Reserve.
2. No liquidificador, bata a farinha com as nozes, o sal e o açúcar. Coloque a mistura em uma vasilha e adicione a manteiga, a água e o extrato de baunilha. Misture com as mãos, fazendo movimentos como se estivesse beliscando a manteiga, para que os pedacinhos se desmanchem.
3. Quando a massa estiver bem unida - não vai virar uma bola - aperte-a no fundo da assadeira. Leve para assar por 15 minutos. Cuide para não dourar em excesso. Deixe descansar sobre uma grade e reserve.
Recheio -
4. Em um recipiente pequeno, hidrate a gelatinha na água. Reserve. Leve as framboesas para o fogo em uma panela pequena com o açúcar cristal. Mexa e cozinhe alguns minutos. Quando as framboesas estiverem derretendo, amasse-as com um amassador de batatas, ou com um garfo. Retire do fogo quando começar a ferver.
5. Misture a gelatinha hidratada na framboesa ainda quente, misture bem para incorporar. Assim que a gelatina dissolver, coloque a panela sobre uma bacia com água gelada. Mexa com uma espátula para esfriar a mistura. Deixe esfriar dessa maneira, até que comece a endurecer, cerca de 30 minutos.
6. Na batedeira, bata o cream-cheese, o leite e o açúcar de confeiteiro até que fique cremoso e aerado, cerca de 5 minutos. Reserve.
7. Distribua o a gelatina de framboesa sobre a massa já fria. E coloque o cream-cheese sobre a framboesa, alisando com as costas de uma colher. Leve para a geladeira e deixe firmar, cerca de 2 horas.

23 novembro, 2010

Barrinhas de Chocolate com Pasta de Amendoim


Ah.... manteiga de amendoim! Os cachorros tem um brinquedo novo: um Kong, uma espécie de cone de borracha, que deve ser recheado de petiscos para que o cão vá ganhando recompensas conforme o desempenho em buscá-los no fundo do cone.
Aqui em casa o Kong  é recheado de pasta de amendoim - mas apenas duas ou três vezes por semana, senão engorda os pequenos... Cachorros felizes porque tem pasta de amendoim no final do cone, humanos felizes porque tem pasta de amendoim nos doces. E quanta!
Essa receita está em um livro de comidas "light", então dá pra comer um bocado ou dois sem culpa. Pelo menos você pode dizer que tem aveia...


Barrinhas de Chocolate com Pasta de Amendoim
(do livro "Cook Yourself Thin")
Rende 8 porções

Ingredientes:
1/2 xíc. (chá) biscoito tipo waffer de chocolate light
1/2 xíc. (chá) aveia em flocos
1/3 xíc. (chá) açúcar de confeiteiro
1/2 col. (chá) sal
3 col. (sopa) manteiga sem sal derretida e fria
4 col. (sopa) pasta de amendoim pura*
300g cream cheese light em temperatura ambiente
2 col. (chá) extrato de baunilha
1/2 xíc. (chá) chocolate amargo para derreter

Preparo:
1. Cubra um recipiente retangular (aprox. 12x25) com papel manteiga, deixando um pouco do papel para fora, para poder desenformar depois.
2. Passe os biscoitos pelo processador de alimentos ou liquidificador, para que se transformem em uma farofa. Misture os biscoitos moídos, a aveia, o açúcar e metade do sal. Junte a manteiga e misture bem.
3. Adicione 1 colher (sopa) de pasta de amendoim, misture bem e coloque a mistura na forma preparada, apertando bem para que firme. Leve à geladeira por 10 minutos, enquanto prepara a segunda camada.
4. Para preparar a segunda camada, bata o cream cheese na batedeira até que fique macio, cerca de 2 minutos. Adicione o restante da pasta de amendoim, a baunilha e o sal, e bata em velocidade média até aumentar o volume, aprox. 7 minutos.
5. Cubra a mistura de biscoitos com o creme de amendoim, alise e acerte a superfície e leve para a geladeira por mais 10 minutos. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho maria.
6. Cubra toda a superfície do creme de amendoim com o chocolate derretido. Deixe na geladeira até firmar. Sirva gelado.

Nota: A pasta de amendoim pura é feita apenas de amendoim, não possui açúcar, não possui gordura.
Se for utilizar as pastas encontradas nos supermercados (do tipo Amendocrem) as quantidades de manteiga e açúcar deverão ser alteradas.

09 novembro, 2010

Sorvete de Morango


Esse é simplesmente o melhor sorvete de morangos ever. Não canso de fazer!
A receita é facílima e você só não vai gostar dele se não gostar de morangos e, bem, se você não gostar de morangos é porque não provou um doce o suficiente. Os morangos orgânicos são mais saborosos, mais vermelhos e mais saudáveis. Se conseguir uma bandejinha dessa, não vai se arrepender.
A receita é a base de creme de leite. Prefira um creme de leite puro, desses de garrafinha que são encontrados na geladeira do supermercado. A gordura mínima deve ser de 35%. Parece muito.. e é. Você vai sair da dieta, pelo menos enquanto existir sorvete em seu freezer. Vai sim.

Ah... você pode substituir os morangos por amoras ou framboesas. Acerte o açúcar nesses dois casos.

Sorvete de Morango
Da revista Gourmet
Rende: 1 litro
Tempo de preparo: 30 minutos + tempo de congelar

Ingredientes:
400g morangos picados grosseiramente
3/4 xíc. (chá) açúcar cristal
1 col. (chá) suco de limão
500g creme de leite pasteurizado (mín. 35%)
1/8 col. (chá) sal

Preparo:
1. Em uma tigela grande, amasse os morangos com o açúcar, o limão e o sal. Utilize um amassador de batatas ou um pilão. Deixe descansar por 10 minutos.
2. Coloque metade da mistura no liquidificador com o creme de leite e bata por um minuto, apenas para ficar homogêneo. Volte para a tigela, misture com o restante do morango, tampe e leve para gelar, por cerca de 3h, antes de colocar na sorveira.
3. Bata a mistura na sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Se você não tiver uma sorveteira, bata na batedeira e leve para o freezer. Repita esse processo 3 vezes para evitar a formação de cristais de gelo.

08 novembro, 2010

Buckeyes - Bombons de Pasta de Amendoim


O buckeye é um doce norte-americano feito com pasta de amendoim e chocolate, e seu formato lembra uma noz do tipo "buckeye", comum no estado de Ohio. A noz é venenosa se comida crua, mas é assada e transformada em pasta para uso culinário. Seu nome vem da semelhança com o olho de alces, animais da região. 

Alces e nozes de lado, vamos aos macios bombons de pasta de amendoim!
Para fazer os bombons, você vai precisar de bastante tempo, a receita precisa descansar algumas vezes, principalmente se o dia estiver quente, ou a massa ficará pegajosa e impossível de ser trabalhada.
Deixe os bombons na geladeira e eles se conservarão por até 5 dias.


Buckeyes - Bombons de Pasta de Amendoim
Adaptado de Serious Eats
Rende 20 bombons

Ingredientes:
1 xíc. (chá) pasta de amendoim pura*
2 xíc. (chá) açúcar de confeiteiro
1/2 xíc. (chá) manteiga com sal em temperatura ambiente
1 colher (sopa) flor de sal - opcional
2 xíc. (chá) chocolate amargo em gotas para a cobertura

Preparo:
1. Na batedeira, bata a pasta de amendoim com a manteiga até ficar homogêneo. Baixe a velocidade para a mínima possível e adicione o açúcar aos poucos. Junte o sal, misture para incorporar e desligue.
2. Leve a mistura para a geladeira por cerca de 15 minutos, ou até que fique com a consistência firme o bastante para que se consiga fazer bolinhas utilizando duas colheres. Distribua as bolinhas sobre uma forma untada com papel manteiga, e leve para a geladeira, evitando que amoleçam demais.
3. Derreta o chocolate em banho-maria. Esfrie-o, mexendo sempre para evitar que endureça.
4. Espete um palito de dentes em cada bolinha e a mergulhe no chocolate para cobri-las, deixando apenas  uma parte da pasta de amendoim a mostra. Deixe os bombons descansando no papel manteiga, espere o chocolate endurecer. Retire os palitos e passe o dedo levemente sobre o buraco para tampá-lo com a pasta.
5. Conserve em geladeira.

* A pasta de amendoim pura pode ser encontrada em casas de produtos naturais.

04 novembro, 2010

Bolo com Cobertura de Espresso e Cardamomo


É difícil explicar um bolo que é "sabor de nada" mas que tem tanta coisa gostosa nele...
Esse "coffee cake" - ou bolo tipo Pullmann - é ideal para acompanhar o chá ou café da tarde. A textura macia e o sabor suave da massa combina com qualquer especiaria... Entra aí o cardamomo. Moído e misturando em uma farofa com pecãs, complementa a cobertura de café espresso, dando um ar sofisticado ao bolinho da tarde.

E a aparência de "colomba pascal" o torna um presente e tanto! Basta assá-lo em formas de papel e embrulhar pra presente.

Bolo Simples com Cobertura de Espresso e Farofa de Pecãs com Cardamomo
Adaptado daqui
Tempo de Preparo: 1h30
Rende: 16 fatias

Ingredientes:
2 xíc. (chá) farinha de trigo
1 xíc. (chá) açúcar
12 col. (sopa) manteiga sem sal
2 ovos grandes
1 xíc. (chá) iogurte natural integral
2 col. (chá) extrato de baunilha
1 col. (chá) fermento em pó
1/2 col. (chá) bicarbonato de sódio
1/4 col. (chá) sal


Para a farofa:
2/3 xíc. (chá) farinha de trigo
2/3 xíc. (chá) nozes-pecã torradas e picadas grosseiramente (arranje-as em uma assadeira e leve ao forno por 5 minutos, apenas para dourar levemente)
1/4 xíc. (chá) açúcar demerara
4 col. (sopa) manteiga sem sal derretida líquida
1/4 col. (chá) cardamomo moído
uma pitada de sal


Para a cobertura:
3/4 xíc. (chá) açúcar de confeiteiro
2 col. (sopa) café forte ou espresso
1 1/2 col. (chá) café solúvel granulado

Preparo:
Bolo -
1. Aqueça o forno em 180ºC. Unte uma assadeira para bolo inglês grande (28x10). Reserve.
2. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar, em velocidade média, até ficar bem homogêneo, cerca de 5 minutos. Adicione os ovos um a um, batendo após cada adição até incorporar. Adicione a baunilha.
3. Em outro recipiente, peneire a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal. Mexa para misturar.
4. Retire a massa da batedeira e vá adicionando a mistura de farinha aos poucos, mexendo cuidadosamente com uma espátula, apenas para incorporar. Adicione o iogurte. Não mexa demais.
5. Coloque a massa na forma e leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito - insira um palito de madeira no centro do bolo. Se ele sair limpo, o bolo está pronto. Cuidado para não deixar a porta do forno muito tempo aberta enquanto faz o teste, pois o ar frio pode entrar e seu bolo murchar.
6. Retire o bolo do forno e coloque-o sobre uma grade para esfriar antes de desenformá-lo.
7. Desenforme-o antes de preparar a cobertura e a farofa.

Farofa - 
1. Aqueça o forno em 180ºC. Em uma tigela, misture o açúcar, a manteiga, o cardamomo e o sal. Adicione a farinha e mexa com uma colher, até dissolver a manteiga e a mistura ficar com uma consistência de farofa.
2. Adicione as pecãs, misture e despeje a mistura em uma assadeira anti-aderente - ou forrada com papel manteiga. Asse por 5 a 7 minutos, ou até dourar levemente. Reserve.

Cobertura -
1. Em uma tigelinha, misture os três ingredientes: o café, o açúcar e o café solúvel. Mexa bem até dissolver. Derrame sobre o bolo, espalhando com uma colher para que cubra toda a superfície.
2. Enquanto a cobertura não endurece, despeje por cima a farofa de pecãs. Espere esfriar e sirva.