21 fevereiro, 2011

Sorvete de Geleia de Damasco


Imagine a situação: a pessoa está com muito calor e ficou pensando em fazer sorvete o dia inteiro... ao sair do trabalho, essa pessoa passa no supermercado e compra creme de leite fresco. Chega em casa, coloca o creme de leite no freezer, e prepara o jantar.
Na hora de preparar a sobremesa, retira o creme de leite do freezer, coloca-o na batadeira e começa a bater chantilly, quando percebe que não escolheu o sabor que faria de sorvete... Na gaveta de frutas, não há nada parecido com morangos, ou frutas vermelhas, ou abacaxi, ou uva, ou nada. Nenhuma fruta!
É nessa hora que uma doce geleia de damascos entra em ação, e em meia hora se transforma em um sorvete refrescante e saboroso.
Às vezes costumo fazer sorvetes que pedem apenas creme de leite (35% de gordura) + frutas + açúcar. Gosto do sabor simples e natural que ficam essas preparações, além da facilidade e tempo de preparo. O prazo de validade, como de qualquer outro sorvete caseiro, é pequena, cerca de 5 a 7 dias sem perda do sabor e textura, mas como a quantidade produzida é relativamente pequena, isso não é problema.
Geleia boa é geleia composta por frutas e açúcar. Produtos que levem espessantes, gomas, aromatizantes e outros componentes que não sabemos o que significam não tem boa textura para se transformar em sorvete e certamente não fazem bem pra saúde.
Geleias sem açúcar precisarão de açúcar para se transformar em sorvete. Acredito que para cada 350g de geleia será necessário aproximadamente 3/4 de xícara de açúcar cristal.


Sorvete de Geleia de Damasco
Rende 800ml

Ingredientes:
300ml creme de leite fresco (mínimo 35% gordura)
350g geleia de damasco

Preparo:
1. Deixe o creme de leite no freezer por 30 minutos.
2. Bata o creme de leite na batedeira, até o ponto de chantilly. Reserve.
3. Utilizando um garfo, mexa a geleia, para que ela se solte e fique um pouco mais fluida. Adicione a geleia aao chantilly, misturando com cuidado para incorporar.
4. Coloque a mistura na sorveteira e siga as instruções do fabricante.

13 fevereiro, 2011

Torta de Palmito


Almoço de domingo é sempre bom... principalmente se for feito pelo marido!!
No último mês ele tomou conta da cozinha de casa a maior parte do tempo. Eu estava estudando para uma certificação profissional e o tempo que antes eu tinha livre ficou tomado por essa tarefa. Bom pra mim, que comi um monte de comidinha gostosa, e bom pra ele, que se divertiu na cozinha testando receitas e ingredientes esse tempo todo. Tudo salgado, é claro, porque mesmo tendo que dedicar 100% do meu tempo para estudar, eu separava uns minutinhos para fazer uma mousse ou sorvete, afinal meu cérebro não aguentaria tanta matemática sem um docinho para repor as energias...


Essa receita é da avó Lourdes, com adaptações.

Torta de Palmito
Rende 1 torta de 8 fatias
Tempo de preparo: 1h

Ingredientes:
Massa-
1 xíc. (chá) amido de milho
1 xíc. (chá) farinha de trigo
1/2 xíc. (chá) leite
3 colheres (sopa) manteiga gelada em cubinhos
1 colher (sopa) fermento em pó
1/4 colher (chá) sal

Recheio-
300g palmito de açaí (um vidro) drenado e picado
2 tomates concassé (sem pele, sem sementes e picados)
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1/2 xíc. (chá) salsa e cebolinha picadas
1/2 xíc. (chá) leite
2 colheres (sopa) amido de milho
1 folha de louro
3 colheres (sopa) azeite
sal e pimenta à gosto
gema de um ovo para pincelar

Preparo:
Massa-
1. Em um recipiente grande, misture a farinha com o amido de milho, o fermento e o sal. Adicione a manteiga em cubos e aperte com os dedos, para que a farinha e a manteiga se misturem o máximo possível.  
2. Junte o leite aos poucos, e mexa com as mãos, até que a massa fique homogênea e fique com o formato de uma bola. Se precisar, adicione mais farinha, aos poucos, até conseguir o ponto em que ela desgrude das mãos.
3. Deixe a bola no recipiente, cubra com um filme plástico e deixe na geladeira por 15 minutos. Prepare o recheio.

Recheio-
1. Em uma panela grande, aqueça o azeite. Frite levemente a cebola e o alho.
2. Adicione o palmito e os tomates picados. Refogue por cinco minutos.
3. Em uma xícara, adicione o amido de milho ao leite e mexa para dissolver. Junte essa mistura à panela e mexa para incorporar.
4. Adicione a folha de louro, o sal, a pimenta do reino, a salsa e a cebolinha. Mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre.
5. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada. Prepare a torta.

Montagem-
1. Aqueça o forno em 180C. Selecione uma forma redonda (20 a 23 cm). Separe metade da massa e vá colocando no fundo e nas laterais da forma, pressionando com os dedos para que fique bem apertado. Reserve um pouco da massa para fazer a cobertura.
2. Despeje o recheio na massa, lembrando de tirar a folha de louro.
3. Abra o restante da massa com as mãos em uma superficie enfarinhada, ou se preferir, utilize um rolo. Coloque sobre a torta para fechá-la. Se sobrarem retalhos da massa, faça tiras ou desenhos e enfeite a superfície.
4. Pincele a gema sobre a torta, utilizando um pincel culinário. Leve para assar por 35 minutos, ou até que a superfície esteja dourada. Sirva quente.

09 fevereiro, 2011

Salada de Trigo em Grão


Verão, verão e verão!
Os dias estão insuportáveis de quentes! Quem trabalha em escritório, como eu, sofre ao ter que deixar o queridíssimo Sr. Ar Condicionado para almoçar fora. O jeito é levar para o trabalho uma refeição que se possa comer alí mesmo, na copa. Saladas são minhas preferidas, uma vez que, sendo comidas frias, não precisam passar pelo microondas. Eu já comentei que abomino microondas: acho que não... Bom, isso é assunto pra outra hora.

Salada de trigo é uma de minhas preferidas para levar pro trabalho, pois suporta bem o clima quente e não desanda por ficar algumas horas com os temperos. O trigo em grãos é facil de encontrar em supermercados e casas de cereais. Para preparar, deixe o trigo de molho por algumas horas - ou de um dia para o outro - lave-o e cozinhe-o com bastante água por cerca de 40 minutos, ou até que esteja cozido, sem estar mole demais. Escorra-o para retirar a água, e tempere à gosto. Eu costumo temperar com pimenta-do-reino moída na hora, flor de sal, azeite e ervas, como cebolinha ou salsa. Pode ser guardado até o dia seguinte em recipiente fechado na geladeira.

Dica: no supermercado onde faço compras existe uma caixa com grãos de trigo pré-cozidos que, além de agilizar o processo aqui em casa, vem em porções de 125g super práticas. Sem querer fazer propaganda, é esse aqui.