06 junho, 2011

Torta de Pecãs e uma semana de muito frio

Essa torta é simplesmente maravilhosa. O recheio, feito com pecãs e melaço de cana, possui sabor intenso e marcante. Ótima para o frio!

Ah, você pode encontrar pecãs com bom preço na zona cerealista - Brás (SP).

Torta de Pecãs
Tempo de preparo: 3h30
Rende 10 a 12 fatias

Ingredientes:
Paté Brisée (massa)
1 1/4 xíc. (chá) farinha de trigo
1/2 col. (chá) sal
1 col. (sopa) açúcar
1/2 xíc. (chá) manteiga gelada cortada em quadrados de 1cm
água o quanto baste (aprox. 1/4 xíc.)

Recheio:
1 1/2 xíc. (chá) pecãs tostadas por 5 minutos no forno
1/3 xíc. (chá) açúcar demerara
1/2 xíc. (chá) melaço de cana
2 ovos inteiros
1/3 xíc. (chá) água
2 col. (sopa) manteiga derretida
1 col. (chá) extrato de baunilha
1 col. (chá) conhaque
1/4 col. (chá) sal

Preparo:
Massa -
1. Em um recipiente misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga gelada e misture com os dedos para formar uma farofa. Acrescente a água aos poucos e misture sempre com as mãos, até que a massa se una e forme uma bola.
2. Faça um disco com a massa, cubra-a totalmente com filme plástico e leve para a geladeira por 30 minutos.
3. Após o tempo de descanso, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada o suficiente para cobrir os fundos e as laterais de uma forma para tortas de 23cm. Acerte as laterais, cubra novamente a torta com filme plástico e leve para a geladeira por mais 30 minutos. Prepare o recheio.

Recheio -
1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes, exceto as pecãs. Mexa para homogeneizar. Reserve.

Montagem -
1. Aqueça o forno em 170C. Sobre a massa da torta, que já está na forma, distribua as pecãs. Coloque o recheio sobre as nozes, acertando a posição delas e as distribuindo uniformemente.
2. Asse por aproximadamente 50 a 60 minutos, ou até que a superfície esteja suavemente seca ao toque - ao tocar com os dedos, o creme está firme, mas úmido.
3. Deixe esfriar completamente antes de servir.

Comendo Fora: Chip's Burger não!

Chip's Burger - A casa em Santana (zona norte SP) possui decoração estilo anos 50 e oferece mais do mesmo: sanduíche, batata frita e bebida. Com opções no cardápio que parecem divertidas, como o sanduíche feito com pão rosa, de beterraba, ou saudáveis (há um sanduíche cujo "pão" são folhas de alface), o resultado é sempre o mesmo: pão engordurado, queijo derretido em excesso e a sensação de que comeu um boi inteiro. O preço dos sanduíches varia entre 15 e 25 reais.
Para beber, segue o estilo lanchonete: refrigerantes, suco de laranja, cervejas, sodas italianas e milk shake. A soda italiana (foto) a R$ 7,00 não convence. Sete reais por um copo de água com gás - provavelmente Cristal de garrafão - com 30ml de Monin não valem o preço.
Água com gás + xarope
A casa possui opções de grelhado com salada e carboidrato - pode ser purê de batatas, arroz, legumes no vapor, além de outras opções. O filé mignon com batatas country e salada mista (R$ 22,90) serve apenas para matar a fome: não se sente o gosto do filé em nenhuma garfada. Embora tenha sido solicitado mal passado, a carne estava com partes bem torradas.
Filé mignon esturricado na chapa
No final, a conta de 33 reais para um almoço simplesmente chateia.

Serviço:
Chip's Burger
Rua Dr. Cesár, 888 - Santana
São Paulo - SP