14 julho, 2011

Cheesecake de morango em forma de sorvete...




O frio vai e volta em São Paulo e não conseguimos decidir o que é melhor ter como sobremesa em casa: uma opção quente ou fria? Sorvete, não? A idéia de comer algo gelado – mesmo que você esteja num iglu feito de edredons e cobertores – não atrai muitos olhares, mas tenho certeza que se você estiver com os pés quentinhos irá se deliciar com essa receita de sorvete, que tem um sabor azedinho parecido com cheesecake, e pedacinhos carnudos de morango.

O biscoito picado serve para imitar a crosta do cheesecake, mas é opcional. Como ele tende a ficar amolecido em contato com o líquido, só o coloque no preparo do sorvete se você tiver certeza que o sorvete será consumido todo de uma só vez. O biscoito no sorvete após 3 ou 4 dias não fica tão legal. Você pode substituí-lo também por uma farofinha assada de biscoitos (triture-os no processador e esparrame-os em uma assadeira, deixe no forno por 5 minutos para dourar), ou por pedaços de biscoito waffer de morango – esse fica ótimo!

Em casa, DEVORAMOS esse sorvete com mini marshmallows coloridos...


Sorvete de Cheesecake de Morango
(Tempo de preparo: 40 minutos, mais descanso)
(Rende aprox. 1 litro)
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes:
230g cream cheese em temperatura ambiente
390g leite condensado
1/3 xíc. (chá) creme de leite fresco
2 col. (chá) raspas de casca de limão siciliano
1 ½ xíc. (chá) morangos frescos picados
50g biscoito tipo maisena picado (opcional)

Preparo:
1. Bata os morangos no liquidificador ou mixer, para formar um purê – é legal deixar uns pedaços não tão moídos. Reserve.
2. Na batedeira, bata o cream cheese, o leite condensado, o creme de leite e as raspas de limão até ficar homogêneo. Tampe o recipiente e leve à geladeira por uma hora.
3. Distribua os morangos picados na mistura de cream cheese e coloque na sorveteira, seguindo as instruções do fabricante.
4. Ao final do preparo, adicione os biscoitos picados e misture. Leve ao freezer para firmar.