Links

25 novembro, 2010

Torta de Framboesa com Cream-Cheese



Ah... framboesas! Dia desses tive a felicidade de comer algumas diretamente do pé, quentinhas do sol da manhã. Não existe nada igual. Eu ia falar aqui que as frutas vermelhas são minhas preferidas, mas não seria verdade. Gosto de todas as frutas, amo as cítricas, amarelas, doces, carnudas. Mas acho que as frutas vermelhas tem um que especial. Talvez por não serem tão acostumadas ao clima tropical - e quente - de nosso país, seu cultivo seja mais delicado, tornando os frutos preciosos. Se falar sobre isso com um velhinho que conheço, e que possui algumas unidades de pés de framboesa ao sol, ele diria que não faz nada para ter as frutas perfumadas e doces - e o que sei é que ou a terra em que ele planta é abençoada ou milagrosa. As framboesas são deliciosas.

Essa receita é magrinha, com baixo teor de açúcar e gorduras. O azedo-doce é garantido por framboesas bem maduras.























Torta de Framboesa com Cream-Cheese
(Adaptada da revista Eating Well)
Rende 12 a 14 fatias

Ingredientes:
Massa -
3/4 xíc. (chá) farinha de trigo integral
1/2 xíc. (chá) nozes ou pecãs assadas por 5 minutos (a 180ºC)
2 col. (sopa) açúcar cristal
1/2 col. (chá) sal
3 col. (sopa) manteiga sem sal gelada cortada em pedacinhos
2 col. (sopa) água gelada
1/2 col. (chá) extrato de baunilha

Cobertura - 
2 col. (chá) gelatina branca sem sabor
2 col. (sopa) água
3 xíc. (chá) framboesas frescas - separe algumas para decoração (2/3 xíc.)
1/2 xíc. (chá) açúcar cristal
4 col. (sopa) cream-cheese light
2 col. (sopa) leite desnatado
1 col. (sopa) açúcar de confeiteiro

Preparo:
Massa -
1. Aqueça o forno em 200ºC. Unte uma assadeira redonda (22 cm) com manteiga. Reserve.
2. No liquidificador, bata a farinha com as nozes, o sal e o açúcar. Coloque a mistura em uma vasilha e adicione a manteiga, a água e o extrato de baunilha. Misture com as mãos, fazendo movimentos como se estivesse beliscando a manteiga, para que os pedacinhos se desmanchem.
3. Quando a massa estiver bem unida - não vai virar uma bola - aperte-a no fundo da assadeira. Leve para assar por 15 minutos. Cuide para não dourar em excesso. Deixe descansar sobre uma grade e reserve.
Recheio -
4. Em um recipiente pequeno, hidrate a gelatinha na água. Reserve. Leve as framboesas para o fogo em uma panela pequena com o açúcar cristal. Mexa e cozinhe alguns minutos. Quando as framboesas estiverem derretendo, amasse-as com um amassador de batatas, ou com um garfo. Retire do fogo quando começar a ferver.
5. Misture a gelatinha hidratada na framboesa ainda quente, misture bem para incorporar. Assim que a gelatina dissolver, coloque a panela sobre uma bacia com água gelada. Mexa com uma espátula para esfriar a mistura. Deixe esfriar dessa maneira, até que comece a endurecer, cerca de 30 minutos.
6. Na batedeira, bata o cream-cheese, o leite e o açúcar de confeiteiro até que fique cremoso e aerado, cerca de 5 minutos. Reserve.
7. Distribua o a gelatina de framboesa sobre a massa já fria. E coloque o cream-cheese sobre a framboesa, alisando com as costas de uma colher. Leve para a geladeira e deixe firmar, cerca de 2 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!