Links

30 outubro, 2011

Risotto de açafrão com cogumelos rosados




Existem duas coisas que eu gosto muito (existem muitas coisas que gosto muito, mas vamos nos concentrar nessas duas de hoje):
1. Risotto de açafrão

2. Comprar um ingrediente diferente e ter que "inventar" uma comida com ele
Toda vez que vou ao mercado, dou uma olhada na seção de cogumelos frescos, pra ver se alguma coisa brilha os olhos e dá vontade de levar pra casa. Já havíamos comprado esses cogumelos rosados uma vez, e como a primeira experiência foi muito boa, compramos novamente. O sabor é bastante suave e o cogumelo é bem fininho, não é tão "carnudo" como outras espécies, o que facilita a aceitação de quem não está muito acostumado a se deliciar com nossos amigos do Reino Fungi.



Ah! Não costumo fazer risotto (sim, com dois "TT", cfe. a grafia italiana) com vinho. O vinho serve para ajudar na dissolução das gorduras do preparado, e torná-lo mais digerível. Ou seja, se for servir o risotto com alguma carne ou outro acompanhamento mais pesado, é bom usa-lo. Como geralmente faço o risotto como prato principal e único, dispenso.


Risotto de açafrão (Risotto alla Milanese)
(Adaptado do livro Risotos Criativos)
Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
1 col. (sopa) azeite
1 cebola pequena picada
2 1/4 xíc. (chá) arroz arbório ou carnaroli
5 xíc. (chá) água ou caldo de legumes
1 envelope açafrão moído (0,1g)
1/4 xíc. (chá) manteiga
1/3 xíc. (chá) queijo parmesão ou pecorino ralado

Preparo:
1. Em uma panela média aqueça o azeite e a cebola, em fogo baixo, até que a cebola esteja transparente, sem deixar queimar.
2. Adicione o arroz e deixe-o fritar, mexendo sempre. Adicione 3 xícaras de água ou caldo, misture e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando o caldo for absorvido, adicione o restante. Mexa de vez em quando, e cozinhe até o arroz ficar al dente (pegue um grão e experimente - não pode estar duro).
3. Desligue o fogo, junte o açafrão, a manteiga e o queijo ralado. Misture para dissolver o açafrão e incorporar a manteiga e o queijo. O risotto deverá ficar amarelo e cremoso.
4. Tampe a panela e deixe descansar por 2 ou 3 minutos, para que os sabores se harmonizem. Sirva imediatamente, acompanhado dos cogumelos.



Cogumelos Marinados Salteados
Rende 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:
200g cogumelos pleurotus salmon frescos
suco de 1 limão siciliano
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino
azeite para saltear
salsa fresca picada na hora
gergelim torrado na hora (colocar o gergelim em uma frigideira sem óleo para dourar, por 3 a 5 minutos)

Preparo:
1. Lave rapidamente os cogumelos para tirar as impurezas. Corte os cogumelos, para retira-los da base, mantendo o quanto cosneguir dos cabos. Rasgue-os, caso estejam muito grandes
2. Em um recipiente, coloque os cogumelos e os tempere com o alho, sal, pimenta e suco de limão. Deixe descansar por 5 minutos.
3. Aqueça uma frigideira larga com um fio de azeite. Coloque os cogumelos com o caldo do tempero e salteie-os, apenas até amolecer levemente.
4. Desligue o fogo, salpique a salsa e o gergelim e sirva sobre o risotto.

09 outubro, 2011

Pot pie de Carne

Essas tortinhas, chamadas "pot-pies" são tortinhas recheadíssimas do que você quiser, feitas em refratários individuais. Boas para um domingo de chuva, ou para um domingo de sol.
A torta pode conter uma base fina de massa, ou apenas ser coberta por ela. Pode-se usar a pâte brisée - ou massa de empada - aquela quebradiça. Mas há quem prefira utilizar a massa folheada para o preparo das tortinhas. O importante é que o recheio seja abundante e saboroso.


Pot Pie de Carne com Tomate
(Massa adaptada do livro 400g, recheio receita própria)
Rende 4 tortas individuais - ramequins de 200ml

Ingredientes:
Massa _
250g farinha de trigo
125g maneiga sem sal gelada, cortada em cubinhos de 1cm
25g açúcar
1 ovo grande
1 colheres (sopa) água gelada
1/4 colher (chá) sal
1 gema para pincelar (opcional)

Preparo:
1. Peneire a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga, incorporando-a com as pontas dos dedos, até formar uma farofa.
2. Acrescente o ovo e a água e amasse com delicadeza apenas até formar uma massa homogênea.
3. Faça uma bola, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
4. Divida a massa em quatro partes. Cada parte servirá para o fundo e a cobertura de uma tortinha. Divida cada parte em dois. Aperte uma dessas partes nos fundos e laterais das formas. A outra parte será moldada depois, sobre o recheio. Reserve.

Recheio_
500g carne moída (patinho ou coxão mole)
1 xíc. (chá) cebola picada
3 dentes de alho amassados
2 tomates picados
1/2 xíc. (chá) purê de tomate
1 col. (sopa) azeite
1/3 xíc. (chá) azeitonas verdes picadas sem caroço
2 folhas de louro secas
sal, pimenta do reino e ervas à gosto

Preparo:
1. Em uma panela, aqueça o azeite. Acrescente a cebola e o alho e doure. Coloque a carne, mexendo sempre, até cozinhar (a cor fica levemente esbranquiçada).
2. Adicione as azeitonas, os tomates e o purê de tomates. Tempere à gosto. Adicione o louro e deixe cozinhar, em panela tampada, por 10 minutos.
3. Retire do fogo, deixe esfriar alguns minutos. Enquanto isso, aqueça o forno em 200C.
4. Recheie as tortinhas, preenchendo até a borda do refratário. Cubra com a massa reservada e faça alguns furinhos na superfície. Cuide para que fique bem fechada nas laterais. Pincele uma gema sobre as tortinhas e asse até dourar, cerca de 20 minutos.

03 outubro, 2011

Bolo de ameixa fresca pra agradar a mamãe




Uma maneira simples - e efetiva - de mostrar seus dotes culinários a quem deseja agradar. A tinta rosada que sai das ameixas assadas deixa o bolo com uma aparência bonita e delicada. Sem falar no perfume...

Escolha ameixas, pêssegos ou nectarinas maduros, mas com a pele firme. Perfeito para o chá da tarde na companhia da mamãe...

Na correria que tem sido aqui em casa, só parando para comer um pedaço de bolo em frente a TV pra relaxar...


Esse bolo é melhor se consumido no mesmo dia ou no dia seguinte. Não deixe passar disso.

Bolo de Ameixa Fresca
(Adaptado de Martha Stewart)
Tempo de preparo: 1 hora
Rende: 10 fatias

Ingredientes:
1 1/2 xíc. (chá) farinha de trigo
3/4 xíc. (chá) açúcar
1/2 xíc. (chá) leite
1/4 xíc. óleo vegetal (milho, canola ou girassol)
1 ovo grande
2 colheres (chá) fermento em pó
1/2 colher (chá) sal
4 ameixas grandes maduras cortadas ao meio, sem semente*

Para polvilhar:
1/2 colher (chá) canela em pó
2 colheres (sopa) manteiga sem sal em cubinhos de 1cm
1 colher (sopa) açúcar

Preparo:
1. Aqueça o forno em 200C. Unte e enfarinhe uma assadeira redonda, de aproximadamente Ø 22cm (altura mínima 5cm). Reserve.
2. Em uma tigela pequena, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal. Misture e reserve.
3. Em uma tigela grande, coloque o açúcar, o leite, o óleo e o ovo. Misture bem com um fouet, até ficar homogêneo. Adicione a mistura de farinha e mexa para incorporar.
4. Coloque a massa na forma, arranje as metades de ameixa com a polpa para cima. Sobre cada ameixa, coloque um cubinho de manteiga, uma pitada de açúcar e de canela.
5. Leve para assar por 25 a 35 minutos, fazendo o teste do palito para saber se o bolo está pronto.

* A ameixa pode ser substituída por nectarina, pêssego ou damasco. Se preferir, use uma assadeira de fundo removível para desenformar o bolo sem precisar virá-lo.