18 junho, 2009

Cupcakes de Coco com Recheio e Cobertura de Quentão

Em plena quinta-feira de férias, com as malas prontas pra passar uns dias nomadeando por aí, coloco a receita que criei pra um concurso culinário da empresa onde trabalho. O tema, comum nessa época do ano, é festa junina. Nas últimas semanas tenho experimentado diversas receitas de cupcakes, com as coberturas mais diversas, e resolvi criar uma receita pra participar do concurso. Ficou interessante. O concurso é nacional, então talvez as 15 pessoas do meu local de trabalho que votaram em mim não consigam me fazer vencer... mas tudo bem. Fiquei feliz de ter criado essa receita diferente. Todo mundo aprovou (e inclua-se aí minha mãe, mestre cuca da família).
Ah, embora o recheio e a cobertura sejam de quentão, são diferentes. O recheio é a base de geléia de laranja e a cobertura a base de cream cheese.

Cupcake de Coco com Recheio e Cobertura de Quentão
Tempo de preparo: 1h20
Rendimento: 15 unidades

Ingredientes:
Cupcake
2 ¼ xícaras (chá) farinha de trigo peneirada
½ xícara (chá) açúcar refinado peneirado
3 colheres (chá) fermento em pó peneirado
½ colher (chá) sal
½ xícara (chá) manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ovos
½ xícara (chá) leite
½ xícara (chá) leite de coco
1 xícara (chá) coco ralado seco
1 colher (sobremesa) extrato de baunilha

Recheio
1 vidro (300g) geléia de laranja de boa qualidade
1 colher (sopa) cravo da índia
1 colher (sopa) canela em pau
2 colheres (sopa) gengibre fresco ralado

Cobertura
120g cream cheese
¼ xícara (chá) manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ¼ xícaras (chá) açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) gengibre fresco ralado
1 colher (café) sal
Confeitos de açúcar para decorar (opcional)

Você vai precisar de:
Batedeira
Forma para muffins ou bolinhos
Forminhas de papel

Preparo:
Cupcake:
1. Pré aqueça o forno a 180ºC.
2. Coloque uma forminha de papel dentro de cada forma de muffin. Reserve.
3. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos (farinha de trigo, açúcar, sal, fermento e coco ralado) e misture.
4. Em outro recipiente, coloque a manteiga e o açúcar e bata até ficar homogêneo, com o auxílio de um fouet (batedor de arame). Adicione o leite, o leite de coco, o extrato de baunilha e os ovos e continue batendo.
5. Incorpore aos poucos os ingredientes secos aos líquidos, batendo sem muita força, somente para que incorpore e fique homogêneo.
6. Coloque a massa nas forminhas, preenchendo apenas 2/3, para que a massa tenha espaço para crescer. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que, enfiando um palito no centro do bolinho, ele saia limpo.

Recheio:
1. Leve todos os ingredientes ao fogo e cozinhe por 8 minutos. Reserve com a panela tampada.

Cobertura:
1. Na batedeira, coloque o cream cheese e a manteiga para bater em velocidade média-alta. Bata até que a mistura fique cremosa.
2. Baixe a velocidade para o mínimo e vá adicionando o açúcar aos poucos.
3. Aumente a velocidade novamente e adicione o gengibre e o sal. Bate por mais 5 – 7 minutos, até a mistura ficar com consistência firme.
4. Coloque em um saco de confeitar com bico médio.

Montagem:
1. Retire os bolinhos do forno.
2. Com uma faca pequena, faça uma cavidade circular no centro de cada bolinho, retirando essa parte da massa com cuidado.
3. Preencha 2/3 da cavidade com a geléia e tampe, pressionando levemente a parte superior da massa. (vai ficar alto o bolinho)
4. Cubra com o creme de cream cheese, fazendo movimento circular, para que cubra toda a superfície do bolinho.
5. Polvilhe confeitos, se for o caso.
6. Mantenha em geladeira até a hora de servir.

07 junho, 2009

Bolachas Decoradas

Eu sempre quis saber como eram feitas aquelas bolachinhas decoradas de Natal.. procurei e acabei encontrando umas receitas que resolvi testar pra ver no que dava. Cheguei a fazer 2 vezes. Na primeira vez, não tive paciência suficiente para fazer o glacê real para decoração e elas foram polvilhadas com açúcar de confeiteiro. Na segunda vez, fiz uma receita de glacê real sem saber ao certo qual a consistência final que o creme deveria ter.Resultado: acho que qualquer pessoa acostumada a fazer e comer essas bolachinhas teria achado as minhas umas porcarias, mas como as pessoas que a provaram não estão muito acostumadas, adoraram... e olha que levei pro pessoal todo do trabalho provar. Até a decoração "infantil" foi elogiada. Quanto à isso, só tenho a dizer que é muito difícil desenhar carinhas e boquinhas com um saco de confeitar improvisado de saquinho plástico com o bico cortado por uma tesoura... e um glacê real fora do ponto certo e colorido com cacau em pó e groselha. Mas foi bem divertido fazer tudo isso.

Bem, existem algumas coisas no mundo da cozinha que ainda são novidade para mim. Sou um pouco chata pra cozinhar, admito. Não gosto muito de utilizar coisas prontas, prefiro fazer as coisas artezanalmente, como molhos, purê, sopas, pesto... mas descobrir que existe para venda glacê real em pó foi um pouco decepcionante, principalmente após passar bons minutos com a batedeira ligada acrescentando o açúcar aos pouquinhos até conseguir o ponto (que nem estava certo). E um pouco de industrialização na cozinha não faz mal a ninguém, não é? Então, não vou passar a receita do glacê. Mas quem quiser fazer em casa, faça como eu e assista esses vídeos aqui e aqui.

Da outra vez que fiz essa receita, substituí a baunilha por raspas de casca de 2 limões taiti.

Bolachas Decoradas
(receita adaptada de Fernanda Ribeiro)
Rende 40 biscoitos
Tempo de preparo: 1h

Ingredientes:
50g de açúcar refinado
75g de manteiga em temperatura ambiente
125g de farinha de trigo
1 colher (chá) essência de baunilha
1 colher (chá) fermento em pó
1 gema

Preparo:
1. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Forre duas assadeiras com papel manteiga.
2. Em uma tigela misture com as mãos a manteiga, a farinha e o fermento, até que pareça uma farofa.
3. Junte o açúcar, a gema e baunilha e misture até que forme uma massa homogênea e não grude mais nas mãos.
4. Abra a massa em uma superfície enfarinhada na espessura de 0,5cm e corte com cortadores de biscoito.
5. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem levemente douradas nas bordas.
6. Retire do forno, mantenha sobre o papel para decorar com o glacê real sem fazer muita sujeira, ou simplesmente polvilhe açúcar de confeiteiro.