16 dezembro, 2010

Omelete com Estragão


A "hortinha" que temos em casa tem nos rendido diversas variações nas receitas do dia-a-dia. Os molhos são mais perfumados, coloridos e o melhor, naturais. As verdinhas aqui são tratadas com água, sol e muito carinho. Bom pra nós, que temos sempre opções frescas na varanda - no total, 15 plantas diferentes, incluindo um tomateiro corajoso, que nos presenteia com pequeninos tomates-cerejas doces como deveriam ser aqueles tão caros à venda no supermercado.
O estragão, eu o trouxe pra casa em um vaso pequenino e não tínhamos muita esperança de conseguir fazê-lo ir pra frente. Agora ele está grande, com a folhagem cheia, subindo pelas grades da varanda. Confesso que tive medo de não conseguir usá-lo em nenhuma receita e ouvir um "sabia que você ia acabar não usando isso", mas cada vez que o incluo como principal tempero para um prato, essa história muda, e um sorriso brota no rosto do marido...

Quando aquecido, o estragão exala um aroma delicioso e distinto, inconfundível. Deve ser usado com cautela, pois em excesso pode deixar o prato enjoativo.
Para fazer a omelete, pegamos uma dica do livro 400g, em que as folhinhas picadas devem ser adicionadas aos ovos, mas ele também pode ser colocado na manteiga e levemente frito - cerca de 10 segundos - apenas para liberar o aroma. Ele realmente surpreende.



Omelette a L'Estragon
Tempo de preparo: 15 minutos
Rende 1 porção

Ingredientes:
3 ovos
1 colher (sopa) manteiga clarificada
sal e pimenta-do-reino moídos na hora
1 colher (chá) ou um ramo pequeno de estragão picado - inclusive os talos

Preparo:
1. Bata os ovos em uma tigela. Tempere com sal, pimenta e adicione as folhas de estragão. Reserve.
2. Aqueça uma frigideira anti-aderente em fogo médio. Coloque a manteiga.
3. Quando a manteiga derreter, balance levemente a frigideira para que a manteiga se espalhe. Despeje os ovos e tampe a frigideira, sem mexer.
4. Após 2 minutos, verifique se as bordas estão começando a dourar e a omelete está firme. Mantenha em fogo baixo até ficar no ponto - cuidado para não queimar o centro.
5. Sirva acompanhado de salada, arroz ou pão. Decore com folhas de estragão inteiras.

Um comentário:

  1. Olá Andrea!
    obrigada por sua visita. Volte sempre.
    Voce já esta na minha lista de favoritos!
    Bom FDS
    Bj, tia Norma :*)

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!