07 junho, 2009

Bolachas Decoradas

Eu sempre quis saber como eram feitas aquelas bolachinhas decoradas de Natal.. procurei e acabei encontrando umas receitas que resolvi testar pra ver no que dava. Cheguei a fazer 2 vezes. Na primeira vez, não tive paciência suficiente para fazer o glacê real para decoração e elas foram polvilhadas com açúcar de confeiteiro. Na segunda vez, fiz uma receita de glacê real sem saber ao certo qual a consistência final que o creme deveria ter.Resultado: acho que qualquer pessoa acostumada a fazer e comer essas bolachinhas teria achado as minhas umas porcarias, mas como as pessoas que a provaram não estão muito acostumadas, adoraram... e olha que levei pro pessoal todo do trabalho provar. Até a decoração "infantil" foi elogiada. Quanto à isso, só tenho a dizer que é muito difícil desenhar carinhas e boquinhas com um saco de confeitar improvisado de saquinho plástico com o bico cortado por uma tesoura... e um glacê real fora do ponto certo e colorido com cacau em pó e groselha. Mas foi bem divertido fazer tudo isso.

Bem, existem algumas coisas no mundo da cozinha que ainda são novidade para mim. Sou um pouco chata pra cozinhar, admito. Não gosto muito de utilizar coisas prontas, prefiro fazer as coisas artezanalmente, como molhos, purê, sopas, pesto... mas descobrir que existe para venda glacê real em pó foi um pouco decepcionante, principalmente após passar bons minutos com a batedeira ligada acrescentando o açúcar aos pouquinhos até conseguir o ponto (que nem estava certo). E um pouco de industrialização na cozinha não faz mal a ninguém, não é? Então, não vou passar a receita do glacê. Mas quem quiser fazer em casa, faça como eu e assista esses vídeos aqui e aqui.

Da outra vez que fiz essa receita, substituí a baunilha por raspas de casca de 2 limões taiti.

Bolachas Decoradas
(receita adaptada de Fernanda Ribeiro)
Rende 40 biscoitos
Tempo de preparo: 1h

Ingredientes:
50g de açúcar refinado
75g de manteiga em temperatura ambiente
125g de farinha de trigo
1 colher (chá) essência de baunilha
1 colher (chá) fermento em pó
1 gema

Preparo:
1. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Forre duas assadeiras com papel manteiga.
2. Em uma tigela misture com as mãos a manteiga, a farinha e o fermento, até que pareça uma farofa.
3. Junte o açúcar, a gema e baunilha e misture até que forme uma massa homogênea e não grude mais nas mãos.
4. Abra a massa em uma superfície enfarinhada na espessura de 0,5cm e corte com cortadores de biscoito.
5. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem levemente douradas nas bordas.
6. Retire do forno, mantenha sobre o papel para decorar com o glacê real sem fazer muita sujeira, ou simplesmente polvilhe açúcar de confeiteiro.

6 comentários:

Oi...
Deixe aqui o seu recado!