06 setembro, 2009

Iogurte Caseiro

A busca pelo iogurte perfeito cessou quando comecei a fazer meu próprio iogurte em casa. Podendo adicionar sabores e incrementos a vontade, essa opção é barata e saudável. E exige uma rotina mínima: fazer um novo iogurte antes de acabar o velho, para manter o ciclo. Sempre utilizando uma colher do iogurte anterior para temperar o novo, você terá sempre iogurte fresco na geladeira.
Prefiro guardá-lo sem sabor, puro (fica com o gosto daquele iogurte "natural" comprado no supermercado, nem doce nem salgado), para que cada um adoce como preferir, ou bata com frutas. Em casa usamos bastante aqueles xaropes/syrup tipo Monin, e a cada um põe o sabor e a quantidade que preferir. Tenho uns potinhos plásticos pequenos, de 200ml, que acondicionam as porções individuais. É uma boa opção.
Todas as vezes que fiz o iogurte, deixei descansando da noite para o dia. Então eu sei que dessa forma funciona. Não garanto que vá ficar bom se for deixado descansando durante o dia (se o sol atrapalha ou não). É melhor prová-lo frio, depois de um tempinho na geladeira. Se você utilizar leite e iogurte de boa qualidade, o resultado final será perfeito. Costumo ler os rótulos dos iogurtes na prateleira do supermercado e existem alguns que não possuem espessantes e conservantes. Se você encontrar desses aí, melhor.

Existem receitas de preparo de iogurte caseiro em diversos sites e blogs, alguns dizendo que o iogurte industrializado a ser comprado deve ser novo, outros dizendo que deve-se adicionar gelatina para dar consistência. Bullshit. O importante é manter o recipiente protegido da luz e aquecido. Uma caixa de isopor ou sacola térmica pode ajudar, mas a toalha de banho spesada sempre deu conta aqui.
Iogurte Caseiro
Rendimento: 1 Litro
Tempo de Preparo: 10 minutos + 8h de descanso, no mínimo.
Ingredientes:
1 litro leite pasteurizado
1 colher (sopa) iogurte natural
Utensílios:
1 tigela de vidro
1 toalha de banho ou de mesa pesada ou sacola/caixa térmica
Preparo:
1. Ferva o leite e o deixe esfriar um pouco, até que alcance +- 45ºC. Para saber se está na temperatura certa, tente permanecer com o dedo dentro do líquido. Se você suportar ficar 10 segundos sem se queimar, está no ponto.
2. Na tigela de vidro, coloque a colher de iogurte industrializado e mexa um pouco, para esparramar pelo fundo do recipiente.
3. Adicione o leite e mexa bem para misturar. (Retire ou desmanche a nata que se formou antes de misturá-lo ao iogurte)4. Cubra com filme plástico e enrole a toalha em volta da tigela, embrulhando-a, para manter a temperatura morna por mais tempo.
5. Deixe descansar por pelo menos 8 horas.
6. Leve à geladeira. A consistência ficará mais firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!