01 outubro, 2009

Bolo Pudim de Limão

Sábado, com apenas 1h para preparar a sobremesa, pedi socorro ao namorido, que me ajudou fazendo a parte masculina e suja do trabalho: espremer limões e ralar as cascas para a receita. A ajuda foi excelente e conseguimos terminar tudo no tempo certinho. Ao provar a sobremesa, depois de algumas horas na geladeira, a recompensa pelo trabalho foi bem gostosa: estava uma delícia! e linda! 
Sempre tenho medo em preparar coisas que se dividem "sozinhas" em camadas ou partes, como bolos-pudim ou petit-gateau. A angústia em ver o resultado quase sempre me faz deserformar ou comer as coisas ainda quentes. Dessa vez, como estaria impossibilitada de estar na cozinha após o preparo, só pude ver o resultado do doce já frio.

Utilizei limão-siciliano, que eu tinha em casa. Como a receita é de um site americano, o limão indicado é o siciliano mesmo, mas deve ficar muito bom também se preparado com o limão tahiti. Quando der eu faço com essa outra fruta e atualizo o blog para contar como foi. Essa receita com certeza será repetida outras vezes. É fácil, bonita e deliciosa.

Ah.. a versão original da receita sugere que seja servida com calda de framboesas (frutas + água + açúcar). Eu experimentei com um pouco de geleia e ficou BEM gostoso!

Bolo Pudim de Limão
(Adaptado de Dessert Magazine)
Tempo de preparo: 50 minutos + tempo para esfriar
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
3 colheres (sopa) manteiga sem sal derretida e fria (medir após derreter)
3/4 xícara (chá) açúcar cristal
1 colher(sopa) casca de limão ralada fresca
3 ovos separados
1/3 xícara (chá) farinha de trigo
1 xícara (chá) leite
6 colheres (sopa) suco de limão espremido na hora
1/8 colher (chá) sal
manteiga para untar
açúcar para polvilhar

itens necessários: 6 ramequins (7cm diâmetro) ou 4 (8,5cm diâmetro)

Preparo:
1. Aqueça o forno em 180C°. Prepare uma forma para banho-maria: em uma forma retangular, suficiente para caber os ramequins, cubra o fundo com um pano de prato limpo. Unte os ramequins com manteiga e polvilhe um pouco de açúcar cristal. Acondicione os ramequins na assadeira. Reserve. Leve 1l de água para ferver.

2. Bata as claras em neve até formar picos firmes.
3. Em uma tigela média, misture o açúcar e a farinha peneirados. Reserve.
4. Em outra tigela, misture bem as gemas com a manteiga derretida. Adicione o leite, o suco de limão e as raspas e misture bem. Vá adicionando a mistura de farinha e mexa para incorporar, sem bater muito.
5. Junte a essa mistura as claras em neve e misture apenas para incorporar e ficar homogêneo.
6. Com o auxílio de uma concha, preencha os ramequins (deixando no mínimo 1cm livre até a borda). Coloque a água fervente na assadeira e leve ao forno. Asse por aproximadamente 35 minutos, até ficar levemente dourado e fofo. Faça o teste do palito no centro do bolinho. Ele deve sair limpo.
7. Deixe os bolinhos enfriarem totalmente antes de servir. Para servir, vire os bolinhos em um prato e sirva com geleia; ou, sirva nos ramequins e cubra com açúcar de confeiteiro.

Um comentário:

  1. Oba, você apareceu! Fiz aquele pãozinho de provolone e volta e meia apareci aqui para ver se tinha mais alguma sugestão deliciosa como aquela. Essa do pudim também está dando água na boca! Abraços.

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!