26 outubro, 2009

Panquecas Americanas



Se quiser agradar alguém logo no café da manhã, prepare-lhe panquecas! E estou falando daquelas panquecas americanas, que assistimos serem servidas aos montes nos filmes hollywoodianos, no café-da-manhã, regadas com uma calda melequenta de maple syrup*. Todos já devem ter se perguntado alguma vez "por que raios alguém come panquecas logo cedo?" mas quando você conhece essa massa, que é totalmente aerada e docinha, percebe que ela combina mesmo é com um copinho de café expresso e uma boa cobertura. Vamos esquecer a dieta só no domingo e preparar essas coisinhas...

Maple Syrup é uma espécie de calda muito utilizada nos Estados Unidos, na cobertura de pudins, doces, waffles e principalmente panquecas. É produzida a partir da seiva da Maple, uma árvore típica norte americana. Aqui em São Paulo alguns supermercados possuem em suas gôndolas alguns raros - e caros - exemplares. Pra minha sorte, perto de casa há um mercado que classifica o maple syrup como "mel silvestre" e o vende na seção de mel e geleia. Bom pra mim, que o compro por um preço 500% abaixo do praticado em um grande supermercado da região.
Não sei de onde veio essa receita, ela já faz parte de meu caderninho faz tempo... mas sempre dá certo.

Panquecas Americanas
Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes:
1 1/4 xíc. (chá) farinha de trigo
1 colher (sopa) açúcar
3 colheres (chá) fermento em pó
2 ovos
1 xíc. (chá) leite
2 colheres (sopa) manteiga derretida
1 pitada sal
óleo para untar (uma ou duas gotas apenas)
Opcional: blueberries congeladas

Preparo:
1. Misture em um recipiente a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
2. Em outro recipiente misture os ovos, o leite e a manteiga.
3. Acrescente os líquidos aos secos, misturando com um fouet (batedor de arame) apenas para incorporar. Cuidado para não misturar em excesso. O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente de uma colher. Se for colocar blueberries, acrescente-as agora. Misture para incorporar.
4. Aqueça e unte uma frigideira anti-aderente. Com o auxílio de uma concha, coloque uma porção de massa no centro (mais ou menos 1/4 de xícara, ou meia concha média) e acerte as laterais, para ficar redondinha. Se você utilizar uma espátula de silicone, fica mais fácil de acertar as laterais.
5. Quando começar a criar pequenas bolhas de ar, vire a panqueca com cuidado para que os dois lados fiquem dourados.
6. Sirva as porções de panquecas empilhadas em um prato e regue com maple syrup ou mel ou sirva acompanhado de manteiga. Bacon é opcional, e excelente!

3 comentários:

  1. se alguém te acordar com essas panquecas como aconteceu comigo, você não vai querer mais nada da vida. Uma delícia...

    ResponderExcluir
  2. huuuum deve ser uma delicia sera que geleia da ou manteiaga

    ResponderExcluir
  3. Dica: se vc se esqueceu de derreter a manteiga ou quer fazer uma receita mais saudável, substitua-a por azeite.

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!