26 agosto, 2010

Sopa de Aspargos com Ovo Poché


Sopa é um de meus "comfort food" favoritos. Adoro abraçar uma tigelinha com as mãos e tomar o caldo quente com uma colher. 
Lembro-me da infância, quando minha avó fazia sopa de batatas com tomates e frango e, minutos antes de servir, quebrava um ovo caipira na panela e o mexia com a colher de pau, transformando seus movimentos em rabiscos branco e amarelos no caldo quente.

Minha sopa de aspargos ficou bem grossa, com pedacinhos de aspargos saltando do prato. Se você preferir, adicione um pouco de água mineral/filtrada nos minutos finais para deixá-la mais líquida.
Pode ser servida com qualquer tipo de pão, preferencialmente firme, como italiano, ciabatta ou torradas.

Quanto ao ovo poché, até que você o experimente fazer uma vez acha que é difícil demais, mas seguindo esse roteirinho não tem erro: Use ovos novos (preferencialmente até uma semana). Quebre um ovo em um copo pequeno e reserve. Coloque água com uma colher de chá de vinagre em uma panela pequena para ferver. Quando levantar fervura, coloque o ovo na água, tomando muito cuidado para que ele passe direto do copo para a água, sem ser "jogado". Alguns minutos bastam para que fiquem no ponto. Costumo deixar entre 3 e 5, para que a gema fique líquida, mas a clara firme. Retire-os da água com o auxílio de uma escumadeira e coloque-os para secar em toalhas de papel. Tempere com sal e pimenta. Sirva imediatamente.


Mais uma vez, Jamie Oliver.

Sopa de Aspargos com Ovo Poché
(Adaptado de "Jamie At Home")
Rende 4 porções
Tempo de preparo: 1h

Ingredientes:
800g aspargos verdes
2 cebolas médias picadas
1 talo de salsão picado
2 talos de alho-poró picados (somente parte branca e verde clara)
2 litros de caldo orgânico de frango ou vegetais
azeite
sal e pimenta do reino
4 ovos poché
4 fatias de pão (ou à gosto)

Preparo:
1. Retire as pontas dos aspargos e reserve. Pique os talos. Reserve.
2. Em uma panela tipo caçarola, aqueça um fio de azeite em fogo baixo e adicione a cebola picada, o salsão e o alho-poró. Mantenha em fogo baixo por cerca de cinco minutos, ou até que fiquem macios, sem dourar.
3. Adicione o aspargo picado e o caldo e cozinhe com a panela tampada por 20 minutos, ou até que o aspargo esteja cozido.
4. Retire do fogo e bata no liquidificador (ou você pode usar um mixer), para torná-la cremosa. Tempere com sal e pimenta. 
5. Volte a sopa ao fogo, adicione as pontas de aspargos reservadas e cozinhe por alguns minutos, até que estejam macias. Se preferir, neste momento adicione 1 xícara de água.
6. Aproveite esses minutos para preparar os ovos poché.
7. Sirva a sopa com pão e ovo poché. Tempere com sal (dica: flor de sal), pimenta moída na hora e azeite, se preferir.

Um comentário:

  1. Fiz agora pouco e ficou animal.
    Valeu pela dica!
    bjs, Lucas

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!