26 agosto, 2010

Sem glúten: Muffins de Limão Siciliano e Abobrinha



Dica: Jamais use fermento velho, ou seu muffin não vai crescer...

Após um mês quase de mudanças - sim, porque tudo começa com caixas de papelão espalhadas vazias em sua casa... e termina do mesmo jeito! Pude tirar minhas tralhas da cozinha das caixas e ajeitá-las nos armários novos. Confesso que pedi menos armários do que eu tinha no antigo apartamento... e agora estou tendo que me desfazer de diversas bugiganguinhas da cozinha. Esse minimalismo que me consome às vezes ainda vai me matar. Ou me deixar livre. Quem sabe?
Ninguém precisa de dois conjuntos de colheres-medida, certo? ou de 3 copos-medida se tem um joguinho em inox... eu também não preciso.
Mas preciso de muffins sem manteiga, porque a mudança me fez guardar as coisas e não poder cozinhar direito. Pizza e sanduíche foi o que mais apareceu em casa nesse período...

Por causa disso tudo, meu fermento ficou velho, e não serviu para o que ele deveria: inflar meus muffins até que explodissem no forno, tendo a cobertura rasgada de dentro para fora.

Mas mesmo assim ficaram deliciosos!

Só consegui tirar foto do último. E agora, mordido!

Nessa receita, a abobrinha substitui a manteiga e as sementes de papoula são um charme extra. ;)

Muffins de Limão Siciliano e Abobrinha
(Adaptado de "Cook Yourself Thin")
Rende 12 muffins
Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) farinha de arroz branca
1 xícara (chá) amêndoas passadas rapidamente no processador
2 colheres (chá) fermento em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) sal
1 colher (sopa) sementes de papoula - opcional
raspas da casca de um limão siciliano
2 xícaras (chá) abobrinha descascada e finamente ralada
3 ovos
1/2 xícara (chá) iogurte natural
3/4 xícara (chá) açúcar
2 colheres (chá) suco de limão - a receita pedia extrato de limão

Preparo:
1. Aqueça o forno em 180°C. Coloque forminhas de papel na forma de muffin (se você não tiver forma de muffins, faça forminhas de papel utilizando 4 forminhas por vez, para que fiquem firmes e não cedam).
2. Em um recipiente médio, combine os ingredientes secos: farinha, amêndoas, fermento, bicarbonato, sal e sementes de papoula. Reserve.
3. Em um recipiente grande, bata os ovos com um fouet ou batedeira até que fique claro e homogêneo, cerca de 3 minutos. Adicione a abobrinha, as raspas e o suco de limão, o iogurte e misture bem com o auxílio de uma espátula.
4. Junte cuidadosamente os ingredientes secos e misture, sem bater muito, apenas para incorporar.
5. Preencha as forminhas de muffin até o topo. A receita vai dar certinho! Asse por 30 minutos, ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolinho, ele saia limpo.
6. Coloque-os para descansar sobre uma grade.

Sopa de Aspargos com Ovo Poché


Sopa é um de meus "comfort food" favoritos. Adoro abraçar uma tigelinha com as mãos e tomar o caldo quente com uma colher. 
Lembro-me da infância, quando minha avó fazia sopa de batatas com tomates e frango e, minutos antes de servir, quebrava um ovo caipira na panela e o mexia com a colher de pau, transformando seus movimentos em rabiscos branco e amarelos no caldo quente.

Minha sopa de aspargos ficou bem grossa, com pedacinhos de aspargos saltando do prato. Se você preferir, adicione um pouco de água mineral/filtrada nos minutos finais para deixá-la mais líquida.
Pode ser servida com qualquer tipo de pão, preferencialmente firme, como italiano, ciabatta ou torradas.

Quanto ao ovo poché, até que você o experimente fazer uma vez acha que é difícil demais, mas seguindo esse roteirinho não tem erro: Use ovos novos (preferencialmente até uma semana). Quebre um ovo em um copo pequeno e reserve. Coloque água com uma colher de chá de vinagre em uma panela pequena para ferver. Quando levantar fervura, coloque o ovo na água, tomando muito cuidado para que ele passe direto do copo para a água, sem ser "jogado". Alguns minutos bastam para que fiquem no ponto. Costumo deixar entre 3 e 5, para que a gema fique líquida, mas a clara firme. Retire-os da água com o auxílio de uma escumadeira e coloque-os para secar em toalhas de papel. Tempere com sal e pimenta. Sirva imediatamente.


Mais uma vez, Jamie Oliver.

Sopa de Aspargos com Ovo Poché
(Adaptado de "Jamie At Home")
Rende 4 porções
Tempo de preparo: 1h

Ingredientes:
800g aspargos verdes
2 cebolas médias picadas
1 talo de salsão picado
2 talos de alho-poró picados (somente parte branca e verde clara)
2 litros de caldo orgânico de frango ou vegetais
azeite
sal e pimenta do reino
4 ovos poché
4 fatias de pão (ou à gosto)

Preparo:
1. Retire as pontas dos aspargos e reserve. Pique os talos. Reserve.
2. Em uma panela tipo caçarola, aqueça um fio de azeite em fogo baixo e adicione a cebola picada, o salsão e o alho-poró. Mantenha em fogo baixo por cerca de cinco minutos, ou até que fiquem macios, sem dourar.
3. Adicione o aspargo picado e o caldo e cozinhe com a panela tampada por 20 minutos, ou até que o aspargo esteja cozido.
4. Retire do fogo e bata no liquidificador (ou você pode usar um mixer), para torná-la cremosa. Tempere com sal e pimenta. 
5. Volte a sopa ao fogo, adicione as pontas de aspargos reservadas e cozinhe por alguns minutos, até que estejam macias. Se preferir, neste momento adicione 1 xícara de água.
6. Aproveite esses minutos para preparar os ovos poché.
7. Sirva a sopa com pão e ovo poché. Tempere com sal (dica: flor de sal), pimenta moída na hora e azeite, se preferir.

Massa com Pesto de Ervilhas e Amêndoas


Quando passei por essa receita não tive dúvida em fazê-la em casa. Com um pacote ou dois de ervilhas congeladas você experimenta um jeito diferente de comer macarrão. É super suave!

Recomendado para quem está com pressa fome e quer cozinhar algo diferente.

Se estiver com preguiça de ralar o parmesão, apenas o corte em tiras finas e polvilhe sobre o prato.

Massa com Pesto de Ervilhas e Amêndoas
(adaptado de Martha Stewart)
Rende 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
500g massa do tipo grano duro (penne, fusilli, etc.)
300g ervilhas congeladas
1/2 xícara amêndoas cruas sem casca
suco e casca ralada de um limão
1/4 xícara azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída

Preparo:
1. Em uma panela grande, cozinhe a massa al dente, seguindo as instruções do pacote, adicionando 200g das ervilhas no último minuto de cozimento.
2. Reserve uma xícara da água do cozimento, e escorra a massa e as ervilhas. Volte-as para a panela e reserve.
3. No processador ou liquidificador, coloque as amêndoas e triture-as rapidamente, cuidando para que não vire uma farinha. Adicione o suco e cascas do limão, o restante das ervilhas e 1 1/2 colher (chá) sal. Bata para que se misturem bem. Adicione aos poucos o azeite, até que fique homogêneo.
4. Cubra a massa cozida com o pesto, misturando bem. Adicione a água reservada aos poucos, se necessário. Tempere com sal e pimenta e sirva com queijo parmesão ralado.