Imagine a situação: a pessoa está com muito calor e ficou pensando em fazer sorvete o dia inteiro... ao sair do trabalho, essa pessoa passa no supermercado e compra creme de leite fresco. Chega em casa, coloca o creme de leite no freezer, e prepara o jantar.
Na hora de preparar a sobremesa, retira o creme de leite do freezer, coloca-o na batadeira e começa a bater chantilly, quando percebe que não escolheu o sabor que faria de sorvete... Na gaveta de frutas, não há nada parecido com morangos, ou frutas vermelhas, ou abacaxi, ou uva, ou nada. Nenhuma fruta!
É nessa hora que uma doce geleia de damascos entra em ação, e em meia hora se transforma em um sorvete refrescante e saboroso.
Às vezes costumo fazer sorvetes que pedem apenas creme de leite (35% de gordura) + frutas + açúcar. Gosto do sabor simples e natural que ficam essas preparações, além da facilidade e tempo de preparo. O prazo de validade, como de qualquer outro sorvete caseiro, é pequena, cerca de 5 a 7 dias sem perda do sabor e textura, mas como a quantidade produzida é relativamente pequena, isso não é problema.
Geleia boa é geleia composta por frutas e açúcar. Produtos que levem espessantes, gomas, aromatizantes e outros componentes que não sabemos o que significam não tem boa textura para se transformar em sorvete e certamente não fazem bem pra saúde.
Geleias sem açúcar precisarão de açúcar para se transformar em sorvete. Acredito que para cada 350g de geleia será necessário aproximadamente 3/4 de xícara de açúcar cristal.
Sorvete de Geleia de Damasco
Rende 800ml
Ingredientes:
300ml creme de leite fresco (mínimo 35% gordura)
350g geleia de damasco
Preparo:
1. Deixe o creme de leite no freezer por 30 minutos.
2. Bata o creme de leite na batedeira, até o ponto de chantilly. Reserve.
3. Utilizando um garfo, mexa a geleia, para que ela se solte e fique um pouco mais fluida. Adicione a geleia aao chantilly, misturando com cuidado para incorporar.
4. Coloque a mistura na sorveteira e siga as instruções do fabricante.