21 fevereiro, 2011

Sorvete de Geleia de Damasco


Imagine a situação: a pessoa está com muito calor e ficou pensando em fazer sorvete o dia inteiro... ao sair do trabalho, essa pessoa passa no supermercado e compra creme de leite fresco. Chega em casa, coloca o creme de leite no freezer, e prepara o jantar.
Na hora de preparar a sobremesa, retira o creme de leite do freezer, coloca-o na batadeira e começa a bater chantilly, quando percebe que não escolheu o sabor que faria de sorvete... Na gaveta de frutas, não há nada parecido com morangos, ou frutas vermelhas, ou abacaxi, ou uva, ou nada. Nenhuma fruta!
É nessa hora que uma doce geleia de damascos entra em ação, e em meia hora se transforma em um sorvete refrescante e saboroso.
Às vezes costumo fazer sorvetes que pedem apenas creme de leite (35% de gordura) + frutas + açúcar. Gosto do sabor simples e natural que ficam essas preparações, além da facilidade e tempo de preparo. O prazo de validade, como de qualquer outro sorvete caseiro, é pequena, cerca de 5 a 7 dias sem perda do sabor e textura, mas como a quantidade produzida é relativamente pequena, isso não é problema.
Geleia boa é geleia composta por frutas e açúcar. Produtos que levem espessantes, gomas, aromatizantes e outros componentes que não sabemos o que significam não tem boa textura para se transformar em sorvete e certamente não fazem bem pra saúde.
Geleias sem açúcar precisarão de açúcar para se transformar em sorvete. Acredito que para cada 350g de geleia será necessário aproximadamente 3/4 de xícara de açúcar cristal.


Sorvete de Geleia de Damasco
Rende 800ml

Ingredientes:
300ml creme de leite fresco (mínimo 35% gordura)
350g geleia de damasco

Preparo:
1. Deixe o creme de leite no freezer por 30 minutos.
2. Bata o creme de leite na batedeira, até o ponto de chantilly. Reserve.
3. Utilizando um garfo, mexa a geleia, para que ela se solte e fique um pouco mais fluida. Adicione a geleia aao chantilly, misturando com cuidado para incorporar.
4. Coloque a mistura na sorveteira e siga as instruções do fabricante.

5 comentários:

  1. Simples assim?, nunca fiz sorvete, só picolé de fruta....rs

    Sendo assim tão fácil acho que posso tentar, mas naquele lance de usar a batedeira de pouco em pouco para bater a mistura, visto q não tenho sorveteira (ainda).

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com água na boca! Super simples e suuper gostosa ;)

    E não tem nada melhor pra esses dias quentes. Principalmente na volta do trabalho! Ain, chega logo, fim do dia :D

    beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Dani,
    Se você fizer mesmo desse modo "sem sorveteira" me conte se deu certo. Nunca tive coragem de fazer desse jeito... um beijo!

    Gabriela,
    São Paulo está infernal ultimamente... mas chegar em casa e ter um pote desses no freezer não tem preço! SUPER recomendado!
    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ficou bom demais, amo sorvetes.

    bjs,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  5. Andrea,
    que ideia maravilhosa essa de fazer sorvete de geleia de damasco! A's vezes e' em boa hora que nao encontramos nenhuma fruta por perto nas nossas cozinhas :) o que e' preciso e' que sejamos desenrascados, pois com um pouco de imaginacao tudo se faz! Adorei:) beijo

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!