Desde que experimentamos o edamame na casa da cunhada no ano passado, toda vez que encontro as favas frescas ou congeladas no mercado trago pra casa. Na Liberdade é bem fácil encontrar nos mercados e mercearias, geralmente congelada e, com sorte, algum maço com favas frescas.
Tentamos plantar em casa, algumas sementes trazidas na mala de viagem, mas alguma coisa não saiu muito bem e só conseguimos uma única fava, em um pezinho com 30cm...
O edamame é a soja verde, que é muito consumida no Japão como aperitivo, geralmente fervida em água e sal e servida como acompanhamento para cerveja. É um grãozinho saboroso, mas difícil compará-lo com outra coisa da culinária... só provando para saber mesmo.
A opção de comer o edamame em forma de homus é divertida, e faz bonito em uma recepção para amigos.
Homus de Edamame
(Adaptado daqui.)
Rende 1 1/2 xícaras
Ingredientes:
2 xíc. (chá) edamame cozido*
1 col. (sopa) azeite de oliva
3 cabeças de alho trituradas
1/4 xíc. (chá) suco de limão
1 col. (chá) sal
2 col. (sopa) gergelim branco/preto
Preparo:
1. Para cozinhar o edamame: Em favas - retire as favas dos galhos, lave em água corrente e leve ao fogo, em água fervente com sal, por 5 minutos. Retire da água quente, lave com cágua corrente para esfriar e retire os grãos das favas. Congelada - Coloque os grãos em água fervente com sal e deixe por 2 a 4 minutos, ou até que fiquem macios, sem cozinhar demais. Lave em água corrente e reserve.
2. Coloque todos os ingredientes no processador, e bata até que a mistura esteja homogênea. Acerte o sal.
3. Sirva no mesmo dia, acompanhando torradas.