21 abril, 2009

Bolo de Milho


Olá! Depois de um tempinho longe, estou de volta. Estive muito atarefada esses dias.. finais de semana com a mamãe, chá de bebê da amiga, declaração de IR (que só finalizei e entreguei ontem), a fonte do notebook queimada porque foi roída pelo cachorro, e outras coisinhas que aconteceram e acabaram me deixando longe da internet por um tempo maior do que o usual. Fiz bastante coisa boa nesses dias.. e vou publicando as receitas aqui sempre que conseguir...
Estou testando o serviço de publicação no blog via e-mail, dependendo da qualidade, tudo será atualizado mais rápido. Vamos ver. :)
Outro dia (talvez uns 15 ou 20 dias atrás) me deu uma vontade desesperadora de comer bolo de milho. Aqueles bolos de milho que a gente só come no interior, sabe? nada de bolo da padaria do supermercado, que aliás, costumam ser sempre ressecados e um tanto artificiais, além de não virem com uma cobertura tão espessa quanto gostaríamos mas pagamos como se fosse.
Pois bem, procurei em minhas receitas e achei somente uma receita, que me pareceu um pouco esquisita.. os grãos de milhos permaneciam inteiros, não se fazia menção ao liquidificador ou processador ou nada do gênero.. achei estranho. E a foto não era tão apetitosa quanto eu gostaria e esperava que fosse a de um bolo de milho. Fui pro Googlee descobri uma receita bem simples, com tudo que eu tinha em casa e estava disposta a usar.
Achei esse aqui, do Blog Sabor. Quando a Fernanda (dona do blog fez) comentou que ele ficou quebradiço, mas alterei o tempo de forno e tomei cuidado para que as colheres de fubá fossem bem cheias e ele ficasse com a consistência que eu queria. Fiz em uma assadeira retangular (20x30), com a intenção que ele ficasse baixinho e cremoso. Voilà! Ficou perfeito.


Bolo de Milho de Liquidificador
Rende: 20 pedaços
Tempo: 10 minutos + 50 minutos de forno

Ingredientes:
1 lata de milho verde com a água e tudo
1 xícara (chá) leite
2 ovos inteiros
1/3 xícara (chá) óleo
1 xícara (chá) açúcar
6 colheres (sopa) bem cheias de fubá
1 colher (sobremesa) bem cheia de fermento

Para polvilhar, misture: (opcional)
3 colheres (sopa) açúcar cristal
1 colher (sopa) canela em pó

Preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC pelo menos 10 minutos antes de começar.
2. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular (20x30).
3. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento, começando pelos ingredientes líquidos.
4. Bata até ficar homogêneo.
5. Acrescente o fermento e utilize a tecla pulsar, somente para misturá-lo à massa.
6. A massa fica bem mole. Não se preocupe, é assim mesmo. Você deve despejá-la na assadeira e levar para assar por, aproximadamente, 50 minutos, ou até que, ao enfiar uma faca fina no centro do bolo, ele saia limpo. O tempo pode variar de acordo com seu forno. Eu gosto quando fica o bolo fica levemente douradinho nas laterais da forma.
7. Desligue o forno, retire o bolo e rapidamente polvilhe o açúcar com a canela. Volte o bolo ao forno quente para que o açúcar se caramelize levemente. A cobertura ficará fina e crocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!