09 julho, 2010

Sorvete de Chá Verde

Quem disse que chá verde serve para emagrecer não experimentou essa versão cremosa e irresistível de sorvete. Do tipo gelato (com gemas e creme de leite) é perfeito para sair da dieta. E se te perguntarem, você responde: "é feito de chá verde, super natural" - ninguém precisa saber que não emagrece.

Para a receita, utiliza-se o chá verde em pó para uso culinário, conhecido como matchá. Você pode encontrá-lo em latinhas em lojas de produtos orientais, ou nos mercados do bairro Liberdade, em São Paulo.

Sorvete de Matchá
(Adaptado de Serious Eats)
Rende 1 litro

Ingredientes:
2 xíc. (chá) creme de leite freco
1 xíc. (chá) leite integral
4 gemas
1 1/2 xíc. (chá) açúcar
1/4 xíc. (chá) matchá
1 colher (chá) extrato de baunilha

Preparo:
1. Leve ao fogo baixo em uma panela média o leite e o creme de leite, mexendo ocasionalmente.
2. Enquanto isso, em um recipiente grande e utiliznado um fouet (batedor de arame), bata rapidamente as gemas com o açúcar, até que fique um pouco claro e cremoso.
3. Quando a mistura de leites estiver morna, adicione-a aos poucos ao recipiente das gemas, misturando bem para que incorpore. Faça isso aos poucos, sempre misturando bem. Quando já tiver adicionado 1/4 da mistura, coloque toda a mistura de leites nas gemas e mexa bem.
4. Leve toda a mistura de volta para a panela e mantenha no fogo baixo, deixando apenas uma pequena porção do creme na tigela. Nessa porção, adicione o matchá e misture bem, até dissolver.
5. Adicione o creme com matchá na panela e continue mexendo e cozinhando em fogo baixo, até que consiga fazer o teste da colher de pau.
*Teste da colher de pau: insira uma colher de pau no creme e a levante rapidamente. Passe um dedo nas costas da colher, movendo o creme. Se a listra formada por seu dedo demorar a sumir, o creme já está cozido o suficiente.
6. Adicione a baunilha, misture bem e desligue o fogo. Passe o creme por uma peneira e o coloque em uma tigela mergulhada em um recipiente com gelo. Misture bem para que esfrie completamente.
7. Coloque a mistura na sorveteira e siga as instruções do fabricante.

Um comentário:

  1. jamais, em toda a minha comilança, imaginei um sorte de chá verde! adorei!!!!

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!