29 junho, 2010

Sorbet de Chocolate

A ideia de poder se deliciar com um gelado de chocolate que não seja tão calórico quanto um sorvete é bem tentadora... Estive namorando essa receita há algum tempo, até sobrou um tempinho para preparar essa delícia. Adoro receitas à base de creme de leite, mas posso garantir que essa não perde em nada. Quando você vê o que é capaz de fazer com água, açúcar e chocolate, se surpreende e pergunta: Por que não tentei isso antes?
Utilize ingredientes de boa qualidade, como açúcar orgânico, cacau e chocolate belga. A receita é baseada somente nisso e se você não caprichar certamente o resultado não será tão satisfatório. Ah, e não ofereça às suas visitas: é tão sensacional que você vai querer devorar tudo sozinho!

Mais uma dica: Escolha sempre um recipiente para guardar o sorvete no freezer que tenha exatamente a capacidade de armazenagem que você está preparando, ou seja, para guardar 1l de sorvete, escolha um pote com essa capacidade. Quanto menor for a superfície do sorvete que ficará em contato com o ar, menos cristais de gelo se formarão, e o sorvete se conservará por mais tempo - não que isso seja necessário, esse aqui vai acabar rapidinho, pode acreditar.


Sorbet de Chocolate
(Adaptado de SK - "The Perfect Scoop" - David Lebovitz)
Rende: 1 litro
Tempo de preparo: 1h + tempo de gelar

Ingredientes:
2 1/4 xícara (555ml) água
1 xícara (200g) açúcar
3/4 xícara (75g) cacau em pó
1 pitada de sal
170g chocolate meio-amargo (mínimo 70% cacau) picado ou em gotas
1/2 colher (chá) extrato de baunilha

Preparo:
1. Em uma panela de fundo largo, misture 1 1/2 xícara de água com o cacau em pó, o sal e o açúcar. Leve à fervura mexendo sem parar. Quando ferver, continue mexendo por mais 45 segundos e desligue.
2. Adicione o chocolate em gotas e misture com uma espátula de borracha, até que o chocolate esteja completamente derretido. Junte a baunilha, o restante (3/4 xícara) da água e misture.
3. Coloque a mistura no liquidificador e bata por 15 segundos, apenas para que o chocolate derretido incorpore totalmente à mistura.
4. Coloque a mistura em um recipiente, tampe e leve à geladeira por algumas horas, até que esfrie completamente.
5. Mexa a mistura com uma colher, para que não fique tão grossa, e leve à sorveteira, seguindo as instruções do fabricante.
Para servir, retire do freezer 5 minutos antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!