07 junho, 2010

Pavê Pão de Mel


Outono frio o suficiente para não querer sair de casa! é assim que está São Paulo nos últimos dias. E para ficar em casa sob os cobertores assistindo toda a temporada de That' 70 show, nada melhor do que um doce de sabor acetuado: chocolate com especiarias.

Estou em uma operação "utilizar tudo que for possível" de minha dispensa, que possui coisas malucas e que talvez eu - nunca - consiga utilizar, como as dezenas de especiarias ou pós e farináceos que parecem não acabar jamais, embora eu sempre tente utilizá-las.

Consegui um uso para o biscoito tipo champagne, cuja data de validade... bem, deixa pra lá.

Para esta receita, utilizei cacau 85% escuro. Preferi fazer uma sobremesa não tão doce, para não ficar enjoativa. Se você utilizar um cacau mais suave, ou chocolate em pó, adicione o açúcar mascavo aos poucos, para não errar na mão.

Pavê Pão de Mel
Rende: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos + tempo de resfriar

Ingredientes:
150g biscoitos tipo champagne
2 xíc. leite integral
3 colheres (sopa) cacau em pó
3 colheres (sopa) amido de milho
2 colheres (sopa) açúcar mascavo
2 colheres (sopa) mel
1/2 colher (chá) canela em pó
10 flores de cravo moídas (retire a bolinha do cravo e esfarele com os dedos - dispense os cabinhos)

Preparo:
1. Leve ao fogo uma panela com o leite, o cacau, o açúcar, o mel, o amido de milho, a canela e o cravo. Misture bem com um fouet, para dissolver o amido e o cacau.
2. Mantenha em fogo baixo, mexendo sem parar, até levantar fervura. Continue cozinhando por mais 2 minutos, sem parar de mexer. Desligue o fogo.
3. Cubra o creme com um pedaço de filme plástico, encostando o plástico em toda superfície, para evitar que forme uma crosta sobre o creme. Deixe esfriar por 30 minutos.
4. Divida a quantidade de biscoitos por dois. Em um recipiente com tampa de aproximadamente 25x15cm (pode ser um pote de plástico ou vidro), preencha o fundo com metade dos biscoitos champagne enfileirados. Cubra-os com metade do creme. Faça mais uma camada de biscoitos e cubra-os com o restante do creme. Alise a superfície com uma espátula.
5. Tampe e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!