30 outubro, 2011

Risotto de açafrão com cogumelos rosados




Existem duas coisas que eu gosto muito (existem muitas coisas que gosto muito, mas vamos nos concentrar nessas duas de hoje):
1. Risotto de açafrão

2. Comprar um ingrediente diferente e ter que "inventar" uma comida com ele
Toda vez que vou ao mercado, dou uma olhada na seção de cogumelos frescos, pra ver se alguma coisa brilha os olhos e dá vontade de levar pra casa. Já havíamos comprado esses cogumelos rosados uma vez, e como a primeira experiência foi muito boa, compramos novamente. O sabor é bastante suave e o cogumelo é bem fininho, não é tão "carnudo" como outras espécies, o que facilita a aceitação de quem não está muito acostumado a se deliciar com nossos amigos do Reino Fungi.



Ah! Não costumo fazer risotto (sim, com dois "TT", cfe. a grafia italiana) com vinho. O vinho serve para ajudar na dissolução das gorduras do preparado, e torná-lo mais digerível. Ou seja, se for servir o risotto com alguma carne ou outro acompanhamento mais pesado, é bom usa-lo. Como geralmente faço o risotto como prato principal e único, dispenso.


Risotto de açafrão (Risotto alla Milanese)
(Adaptado do livro Risotos Criativos)
Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
1 col. (sopa) azeite
1 cebola pequena picada
2 1/4 xíc. (chá) arroz arbório ou carnaroli
5 xíc. (chá) água ou caldo de legumes
1 envelope açafrão moído (0,1g)
1/4 xíc. (chá) manteiga
1/3 xíc. (chá) queijo parmesão ou pecorino ralado

Preparo:
1. Em uma panela média aqueça o azeite e a cebola, em fogo baixo, até que a cebola esteja transparente, sem deixar queimar.
2. Adicione o arroz e deixe-o fritar, mexendo sempre. Adicione 3 xícaras de água ou caldo, misture e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando o caldo for absorvido, adicione o restante. Mexa de vez em quando, e cozinhe até o arroz ficar al dente (pegue um grão e experimente - não pode estar duro).
3. Desligue o fogo, junte o açafrão, a manteiga e o queijo ralado. Misture para dissolver o açafrão e incorporar a manteiga e o queijo. O risotto deverá ficar amarelo e cremoso.
4. Tampe a panela e deixe descansar por 2 ou 3 minutos, para que os sabores se harmonizem. Sirva imediatamente, acompanhado dos cogumelos.



Cogumelos Marinados Salteados
Rende 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:
200g cogumelos pleurotus salmon frescos
suco de 1 limão siciliano
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino
azeite para saltear
salsa fresca picada na hora
gergelim torrado na hora (colocar o gergelim em uma frigideira sem óleo para dourar, por 3 a 5 minutos)

Preparo:
1. Lave rapidamente os cogumelos para tirar as impurezas. Corte os cogumelos, para retira-los da base, mantendo o quanto cosneguir dos cabos. Rasgue-os, caso estejam muito grandes
2. Em um recipiente, coloque os cogumelos e os tempere com o alho, sal, pimenta e suco de limão. Deixe descansar por 5 minutos.
3. Aqueça uma frigideira larga com um fio de azeite. Coloque os cogumelos com o caldo do tempero e salteie-os, apenas até amolecer levemente.
4. Desligue o fogo, salpique a salsa e o gergelim e sirva sobre o risotto.

3 comentários:

  1. Hum! Parece delicioso! Gosto muito de fazer risotto tbm, mas eu uso um pouco de vodka no lugar do vinho... Cai muito bem!
    Aproveito a visita para te convidar p/ participar de um sorteio que estou fazendo em meu blog. Espero vc lá!
    Bjs!

    Segue link: http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com.br/2012/05/sorteio-hidratante-vichy-essentielles.html

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !!! Quero repeteco !!!

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!