14 fevereiro, 2009

Lasanha de Espinafre e Bavaroise de Manga

Sábado, melhor começar com uma lasanha pra dar energia pra aguentar o final de semana que está começando. E a cachorrinha no cio, o que me dá mais dor de cabeça ainda... nada de perdê-la de vista pela casa (tenho um machinho que tá doido pra namorar e a fica galanteando o tempo todo).
Receita do rótulo de creme de leite, que foi usado para fazer Bavaroise de Manga ontem, juntei os ingredientes e bora, preparar! Nota: embora no rótulo estivesse escrito que a receita rende 6 porções, rendeu apenas 4. Talvez eu devesse ter feito em uma assadeira maior e deixado a altura da lazanha mais baixa. Mas quem quer comer pouco?


Lasanha de Espinafre

Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
1 maço pequeno de espinafre cozido e espremido (só as folhas e talos fininhos, cozidos por alguns minutos em água fervente)
1 lata de creme de leite
1 embalagem de lasanha (+-300gr) pré-cozida
2 colheres (sopa) manteiga
1/2 cebola bem picada
3 colheres (sopa) farinha de trigo (não muito cheias)
1 tablete de caldo de carne ou galinha (opcional)
300gr mussarela fatiada
50gr queijo parmesão ralado
Preparo:
Após cozinhar o espinafre, retire o excesso de água e bata-o no liquidificador com o creme de leite, até obter um creme verde, sem pedaços. Reserve.Em uma panela grande, aqueça a manteiga e doure a cebola. Quando dourar, adicione a farinha de trigo e mexa bem, incorporando totalmente a farinha na manteiga. Adicione o creme de espinafre e continue mexendo, até engrossar - aprox. 5 minutos. Se vc quiser colocar o tablete de caldo, adicione-o a panela quando adicionar o creme, para que dissolva enquanto o creme engrossa.Pegue um refratário pequeno (20cm x 30cm ou menos) e "unte-o" com um pouco do creme. Isso faz com que a massa da lazanha não grude no recipiente. Faça camadas: uma de lasanha, uma de creme e uma de mussarela, sucessivamente, terminando com a mussarela. Povilhe o queijo ralado por cima e leve para assar, em forno pré aquecido a 200°C, por aproximadamente 15 minutos, ou até que o queijo parmesão esteja levemente dourado.

Para a sobremesa, fiz uma bavaroise de manga bem fácil e rápida. Mas deve ser feita no dia anterior, para que fique na geladeira tempo suficiente para endurecer.


Bavaroise de Manga

Ingredientes:
1 manga média (usei Tommy) cortada em cubinhos
1/2 xícara (chá) água
1 xícara (chá) açúcar
1/2 xícara (chá) suco de laranja
1 lata de creme de leite
1 envelope gelatina sem saber incolor

Preparo:
Hidrate a gelatina na água, mexa bem e leve ao banho-maria, para dissolver por completo. Cuidado para não deixar ferver! Reserve.
Em uma panela, leve ao fogo a manga, o açúcar e o suco de laranja, mexendo sempre até dedrreter levemente a manga - cerca de 5 a 10 minutos. Deixe amornar um pouco e então leve ao liquidificador, junto com o creme de leite e a gelatina. Bata para incorporar os ingredientes.

Coloque em uma forma molhada, cubra com filme plástico e leve para gelar por, pelo menos, 3 horas.
Se quiser, sirva com calda feita com geléia de morango amolecida.

Comidinhas aprovadas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!