29 junho, 2010

Sorbet de Chocolate

A ideia de poder se deliciar com um gelado de chocolate que não seja tão calórico quanto um sorvete é bem tentadora... Estive namorando essa receita há algum tempo, até sobrou um tempinho para preparar essa delícia. Adoro receitas à base de creme de leite, mas posso garantir que essa não perde em nada. Quando você vê o que é capaz de fazer com água, açúcar e chocolate, se surpreende e pergunta: Por que não tentei isso antes?
Utilize ingredientes de boa qualidade, como açúcar orgânico, cacau e chocolate belga. A receita é baseada somente nisso e se você não caprichar certamente o resultado não será tão satisfatório. Ah, e não ofereça às suas visitas: é tão sensacional que você vai querer devorar tudo sozinho!

Mais uma dica: Escolha sempre um recipiente para guardar o sorvete no freezer que tenha exatamente a capacidade de armazenagem que você está preparando, ou seja, para guardar 1l de sorvete, escolha um pote com essa capacidade. Quanto menor for a superfície do sorvete que ficará em contato com o ar, menos cristais de gelo se formarão, e o sorvete se conservará por mais tempo - não que isso seja necessário, esse aqui vai acabar rapidinho, pode acreditar.


Sorbet de Chocolate
(Adaptado de SK - "The Perfect Scoop" - David Lebovitz)
Rende: 1 litro
Tempo de preparo: 1h + tempo de gelar

Ingredientes:
2 1/4 xícara (555ml) água
1 xícara (200g) açúcar
3/4 xícara (75g) cacau em pó
1 pitada de sal
170g chocolate meio-amargo (mínimo 70% cacau) picado ou em gotas
1/2 colher (chá) extrato de baunilha

Preparo:
1. Em uma panela de fundo largo, misture 1 1/2 xícara de água com o cacau em pó, o sal e o açúcar. Leve à fervura mexendo sem parar. Quando ferver, continue mexendo por mais 45 segundos e desligue.
2. Adicione o chocolate em gotas e misture com uma espátula de borracha, até que o chocolate esteja completamente derretido. Junte a baunilha, o restante (3/4 xícara) da água e misture.
3. Coloque a mistura no liquidificador e bata por 15 segundos, apenas para que o chocolate derretido incorpore totalmente à mistura.
4. Coloque a mistura em um recipiente, tampe e leve à geladeira por algumas horas, até que esfrie completamente.
5. Mexa a mistura com uma colher, para que não fique tão grossa, e leve à sorveteira, seguindo as instruções do fabricante.
Para servir, retire do freezer 5 minutos antes.

24 junho, 2010

Filé de Porco com Chimichurri

Sempre que passo no açougue compro meio quilo de filé mignon suíno ou lombo em pedaços. Além de ter um preço convidativo, a carne de porco recebe muito bem os temperos e as ervas aromáticas. Combina com alecrim, cominho, coentro, pimenta, limão... e chimichurri!
O chimichurri é um molho utilizado - principalmente - em churrascos, na Argentina, Uruguai e sul do Brasil. É feito à base de ervas e pimentas. É vendido na seção de ervas dos supermercados e vem seco, devendo ser preparado com azeite e limão (ou vinagre). Você pode fazer o seu próprio, misturando as ervas que preferir, mas as opções que existem à venda são bacanas, e vem com pimentão desidratado, que é um pouco difícil de se encontrar.

Se não quiser inovar muito, apenas esfregue cominho e pimenta-do-reino nos pedaços e grelhe até ficar ao ponto. Vale a mesma regra da carne vermelha: evite ficar virando a carne diversas vezes. Deixe dourar de um lado e então vire, para dourar do outro. Isso evita que a carne fique dura e seca.

Servi a carne acompanhada de mais molho chimichurri, salada verde e pão de alho quentinho.

Filé de Porco com Chimichurri
Rende 2 porções

Ingredientes:
400g filé mignon suíno ou lombo em pedaços
1/3 xícara chimichurri seco
1/3 xícara azeite de oliva extra-virgem
1/3 xícara suco de limão tahiti
1 baguete de alho
salada de folhas

Preparo:
1. Coloque o chimichurri, o azeite e o suco de limão em uma xícara e misture bem.
2. Em um saquinho, coloque os pedaços de carne e metade do molho. Amarre o saco e misture bem para que o tempero pegue em todos os pedaços de carne. Deixe descansar por 30 minutos.
3. Limpe grosseiramente os filés para retirar o excesso de molho e grelhe os pedaços em frigideira ou grelha/grill, até ficar ao ponto. Grelhe também o pão de alho.
4. Regue os filés prontos com o restante do molho e sirva com o pão em pedaços e a salada.

15 junho, 2010

Bolinhos de Baunilha com Cream-Cheese e Morangos

Ah... sou muito influenciada pela imagem. Principamente se estivermos falando em doces, guloseimas e delícias açucaradas. Penso que, já que as calorias inevitavelmente vão parar em seus quadris, que seja por um "belo" motivo...

Tentei amenizar um pouco a culpa nesses bolinhos, substituindo alguns itens da receita original, como o azeite, no lugar da manteiga, parte da farinha de trigo branca por integral, parte do açúcar pelo mascavo e adotando um cream-cheese light. Me fez sentir melhor, e é claro, menos culpada. E os bolinhos continuaram doces e confortantes.

Deixe para rechear os bolinhos na hora de servir. Mantenha o creme de cream-cheese em um pote fechado na geladeira. Prefira morangos doces, já que a quantidade de açúcar da receita está reduzida. Boa gula!

Bolinhos de Baunilha com Cream-Cheese e Morangos
Adaptado de Robin Bellinger.
Rende: 12 bolinhos
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
1 xícara farinha de trigo
1/2 xícara farinha de trigo integral
2 colheres (chá) fermento em pó
1/4 colher (chá) sal
1/2 xícara azeite extra-virgem
2 ovos
1/2 xícara açúcar cristal
1/2 xícara açúcar mascavo
1/4 xícara leite
1/4 xícara iogurte
1 colher (chá) extrato de baunilha

Recheio
150g cream-cheese
3 colheres (sopa) açúcar cristal
4 colheres (sopa) iogurte
200g morangos picados

Preparo:
1. Aqueça o forno a 175°C. Unte e enfarinhe uma forma para muffin com 12 cavidades, ou uma assadeira redonda de 20cm.
2. Em uma vasilha média, peneire as farinhas. Junte o sal e o fermento. Misture para ficar homogêneo. Reserve.
3. Em uma vasilha grande, bata os ovos com um fouet (batedor de arame) até que estejam com uma consistência uniforme. Junte os açúcares e bata até dissolver todo o açúcar.
4. Coloque a mistura de farinhas na mistura de ovos e misture com cuidado, apenas para incorporar. Em um recipiente pequeno à parte, bata o iogurte com o leite, o azeite e a baunilha. Adicione essa mistura à massa e mexa com cuidado, tornando-a uniforme.
5. Distribua a massa entre as forminhas, preenchendo pouco mais da metade de cada uma delas. Leve para assar por aproximadamente 15 minutos, ou até que um palito espetado no centro de um dos bolinhos saia limpo.
6. Retire do forno, deixe descansar por 1 minuto na forma e desenforme, utilizando uma faca para auxiliá-la a retirar os bolinhos das formas. Deixe sobre uma grade até que esfriem completamente.

Recheio
7. Misture o cream-cheese com o iogurte e o açúcar. Se preferir, adicione mais açúcar a seu gosto. Guarde em pote tampado até o momento de uso.
8. Corte os bolinhos ao meio, recheie-os com o creme de cream-cheese e moragos picados. Sirva imediatamente.

09 junho, 2010

Bolo de Limão com Figos Secos

Há umas três semanas, fiz um inventário da minha dispensa. Eu AMO comprar "coisas alimentícias", e isso varia de pimentas a açúcares coloridos, pós e farináceos e produtos orientais. Esteja onde estiver, entro na primeira mercearia ou mercado que encontro e procuro por algo que ainda não tenha provado, ou que ainda não tenha encontrado (há anos não encontro um tal "leite evaporado" que preciso para uma receita). Como soma disso tudo, tenho uma dispensa gigantesca e cheia de coisas que não combinam entre si. Bom, mais ou menos.
O bolo de hoje é uma prova de que sabores exóticos podem sim se dar bem: a massa leva azeite no lugar da manteiga, raspas de limão tahiti e figo seco em pedaços. Delicioso!

Use um bom azeite e rale a casca de limão bem fininha.

Bolo de Limão com Figos Secos
(adaptado de Martha Stewart)
Rende: 1 bolo de 20x20cm
Tempo de preparo: 1h

Ingredientes:
1/2 xícara azeite extra-virgem
1/2 xícara leite
1 ovo grande
1 1/2 xícara farinha de trigo
3/4 xícara açúcar
1/2 colher (chá) fermento em pó
1/4 colher (chá) sal
200g figos secos (retire os cabinhos) picados
raspas da casca de um limão
manteiga para untar

Preparo:
1. Pré-aqueça o forno em 175ºC. Unte e enfarinhe uma assadeira quadrada de 20x20.
2. Em uma tigela grande, coloque a farinha peneirada, o açúcar, o fermento e o sal. Misture e reserve.
3. Em uma tigela média, misture o ovo levemente batido, o leite, o azeite. Despeje essa mistura na tigela da farinha. Mexa com uma espátula de borracha ou pão duro apenas até ficar homogêneo. Cuidado para não mexer demais.
4. Adicione os figos e as cascas de limão e misture levemente, para que fiquem bem distribuídos na massa.
5. Coloque a massa na forma, alise a superfície e leve para o forno por aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito. Sirva morno ou frio.

07 junho, 2010

Pavê Pão de Mel


Outono frio o suficiente para não querer sair de casa! é assim que está São Paulo nos últimos dias. E para ficar em casa sob os cobertores assistindo toda a temporada de That' 70 show, nada melhor do que um doce de sabor acetuado: chocolate com especiarias.

Estou em uma operação "utilizar tudo que for possível" de minha dispensa, que possui coisas malucas e que talvez eu - nunca - consiga utilizar, como as dezenas de especiarias ou pós e farináceos que parecem não acabar jamais, embora eu sempre tente utilizá-las.

Consegui um uso para o biscoito tipo champagne, cuja data de validade... bem, deixa pra lá.

Para esta receita, utilizei cacau 85% escuro. Preferi fazer uma sobremesa não tão doce, para não ficar enjoativa. Se você utilizar um cacau mais suave, ou chocolate em pó, adicione o açúcar mascavo aos poucos, para não errar na mão.

Pavê Pão de Mel
Rende: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos + tempo de resfriar

Ingredientes:
150g biscoitos tipo champagne
2 xíc. leite integral
3 colheres (sopa) cacau em pó
3 colheres (sopa) amido de milho
2 colheres (sopa) açúcar mascavo
2 colheres (sopa) mel
1/2 colher (chá) canela em pó
10 flores de cravo moídas (retire a bolinha do cravo e esfarele com os dedos - dispense os cabinhos)

Preparo:
1. Leve ao fogo uma panela com o leite, o cacau, o açúcar, o mel, o amido de milho, a canela e o cravo. Misture bem com um fouet, para dissolver o amido e o cacau.
2. Mantenha em fogo baixo, mexendo sem parar, até levantar fervura. Continue cozinhando por mais 2 minutos, sem parar de mexer. Desligue o fogo.
3. Cubra o creme com um pedaço de filme plástico, encostando o plástico em toda superfície, para evitar que forme uma crosta sobre o creme. Deixe esfriar por 30 minutos.
4. Divida a quantidade de biscoitos por dois. Em um recipiente com tampa de aproximadamente 25x15cm (pode ser um pote de plástico ou vidro), preencha o fundo com metade dos biscoitos champagne enfileirados. Cubra-os com metade do creme. Faça mais uma camada de biscoitos e cubra-os com o restante do creme. Alise a superfície com uma espátula.
5. Tampe e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.