23 janeiro, 2011

Risotto de Tomates com Radicchio


Pedro e eu costumamos ir ao mercado aos finais de semana, na loja aqui perto de casa sábado é dia de frutas e legumes lindos e aproveitamos para fazer as compras da semana. Encontramos pezinhos pequenos e crocantes de radicchio orgânico e uma vontade enorme de transformá-los em risotto nos fez colocá-los imediatamente no carrinho de compras.

Deixe-me falar um pouco sobre risottos: aqui em casa quase tudo vira risotto. Tanto que em nossa despensa nem sempre tenho arroz agulhinha, mas arroz arbório não falta nunca. Se você nunca comprou esse tipo de arroz, vale a pena experimentar. É mais caro? muito mais. Uma embalagem de 1kg de um arroz italiano embalado à vácuo custa por volta de R$14. Mas vale MUITO a pena, basta dar uma olhada nos menus dos restaurantes para ver os precinhos salgados do prato. Sem falar que depois de comer o risotto com o arroz certo sua ideia sobre esse prato pode vai mudar.

Ah, pra essa receita usamos também uma lata de tomates cereja, que pode ser substituída por uma lata de tomates italianos picados ou tomates tipo italiano ou piccolo muito bem maduros e picados, sem as sementes.

Risotto de Tomates com Radicchio
Rende 3 ou 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
2 xíc. (chá) arroz arbório
1 lata (340g) tomates picados sem semente
2 col. (sopa) alho picado
2 col. (sopa) cebola roxa picada
2 col. (sopa) manteiga sem sal
1/2 taça (90ml) vinho branco
1 maço - ou o quanto baste - radicchio picado grosseiramente com as mãos
4 xíc. (chá) caldo de legumes ou água fervente
ramos de alecrim picados à gosto
100g queijo parmesão ralado

Preparo:
1. Em uma panela com fogo baixo, adicione a manteiga, a cebola e o alho. Frite até dourar levemente, mexendo sempre para não queimar. Adicione o arroz e frite, mexendo para que ele fique totalmente incorporado na manteiga.
2. Adicione o vinho, misture bem, para que o vinho pegue em todo o arroz. Deixe secar, cuidando para não queimar. Adicione 1 xícara do caldo de legumes. Misture e deixe secar. Adicione mais uma xícara de caldo e deixe secar novamente.
3. Adicione a terceira xícara de caldo. Junte os tomates e o alecrim e misture. Deixe secar. Verifique se o arroz já está cozido, cortando um grão ao meio. Ele não pode estar cru no interior. Caso não esteja cozido, adicione o restante do caldo e deixe cozinhar mais alguns minutos.
4. Adicione o queijo ralado, misture e deixe o arroz tampado até o momento de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!