23 março, 2009

Bolo Surpresa de Maçã

Esses dias não tenho feito nada que mereça uma postagem... comidinhas sim, muitas, mas nada especial.... tudo rápido e feito pra matar a fome. Estamos passando bem aqui em casa, até os cachorros estão barrigudinhos, rsrs.
Bom, da cesta de Natal - acreditem - ainda existem algumas coisas aqui na prateleira. Semana passada até peguei as embalagens de damasco, uvas passas, tamaras e nozes e coloquei no armário de copos, pra que pudessem ser vistos toda vez que eu fosse pegar um copo limpo e me lembrar de achar alguma coisa pra fazer com elas. Procurei uma receita hoje... e aqui está: um bolinho gostoso, com sabor rústico e bem fácil de fazer. Nem precisa bater as claras em neve, nem nada. Só misturar tudo.

Não parece foto de receita de bolo de caixinha de maisena? Fiquei orgulhosa...



Bolo Surpresa de Maçã
(receita adaptada de Palmirinha Onofre)

Ingredientes:
3 maçãs gala pequenas (ou 2 se forem gandes)
1 1/2 xíc. (chá) açúcar
100g manteiga derretida ou 1 xíc. (chá) óleo
4 ovos inteiros
2 xíc. (chá) farinha de trigo
200g uvas passas
1 xíc. (chá) nozes picadas grosseiramente (eu amassei levemente no pilão)
1 colher (sopa) fermnto em pó

açúcar de confeiteiro e canela para cobrir e decorar

Preparo:
1. Pré aqueça o forno a 180°C.
2. Em uma vasilha grande, peneire a farinha e o açúcar, junte a manteiga e os ovos um a um. Misture bem até ficar homogêneo.
3. Junte as passas e as nozes grosseirmente picadas e misture para incorporar.
4. Por último, descasque e pique as maçãs em pedaços bem pequenos e junte à massa. Coloque o fermento em pó e misture levemente.
A massa vai ficar como se hovesse "recheio demais pra pouca massa". É assim mesmo.
5. Leve ao forno por 35 a 50 minutos - vai depender do seu forno. Não abra o forno antes de 35 minutos ou seu bolo pode murchar. Espete um palito ou faca e quando,ao retirá-lo, sair limpo, o bolo estará assado.
6. Desenforme. Em um recipiente, junte o açúcar e a canela, misture e peneire sobre o bolo, para ficar uniforme. Usei 3 colheres (sopa) de açúcar para 1 col. (chá) de canela.

Um comentário:

  1. Lindo o bolo de maçã,como adoro tudo que vai maçã!!!!
    Edilia

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!