29 março, 2009

Sorbet de Uva e Sorvete de Baunilha

Final de semana produtivo na cozinha de casa... a extração de um dente do siso no namorado foi suficiente pra um final de semana de comidinhas molinhas e fáceis de comer, e sorvete, muito sorvete!
A começar com um Capeletti in Brodo que fiz na sexta, que é uma de minhas sopas preferidas. O que faço é bem simples: na hora de cozinhar o capeletti, ao invés de fazê-lo em água fervente comum e depois escorrer a água e jogá-la fora, cozinhe-o em caldo de carne, com tempero e ervas à vontade. Sirva com pão italiano e queijo parmesão ralado. Fica muito bom.
Sábado foi dia de risoto com um picadinho de carne super aromático com ervas e azeitonas. Risoto é sempre uma opção diferente quando não se está com muita criatividade... todo mundo gosta!
Domingo, polenta com molho picante de tomate e linguiça, receita inspirada no livro Nigella Express. Na hora de fazer o molho básico de tomate, frite linguiça e bacon e acrescente umas gotas de molho de pimenta pronto ao molho. Ficou bem bom.
Agora vamos aos gelados...
Sábado peguei uma receita de sorbet de David Lebovitz, fiz do meu jeito e ficou assim:


Sorbet de Uva
Rende 1 litro

Ingredientes:
500ml suco de uva de qualidade
70ml vinho rosé
5 col. (sopa) açúcar cristal
150ml água

Preparo:
Misture tudo em uma jarra e leve para gelar. Quando estiver bem gelado, coloque na sorveteira e siga as instruções do fabricante.
Fiquei um pouco decepcionada pois ficou meio difícil de fazer "bolas" na hora de servir, mas ficou com uma consistência gostosa e refrescante.

Pra acompanhar,

Sorvete de Baunilha
Rende 750ml

Ingredientes:
3 xíc. (chá) leite integral - 1 xíc. = 240ml
1 1/2 fava de baunilha
3/4 xíc. (chá) açúcar cristal
1 col. (sopa) maisena
1 pitada sal

Preparo:
Leve 2 xíc. leite para ferver com a baunilha - corte as favas ao meio, esfregue com uma faca para retirar as sementes e jogue sementes e favas no leite. Enquanto isso, em uma tigela, misture a outra xíc. de leite com o açúcar e a maisena.
Quando o leite ferver, coe-o para retirar os pedaços de fava. Coloque esses pedaços para secar e depois reaproveite-os colocando-os no recipiente de açúcar. O açúcar fica cheiroso e deixa o café mais agradável...
Bom, voltando ao sorvete: Leite coado, volte-o para a panela, e junte a mistura de leite com açúcar e maisena. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre para não empelotar. Quando engrossar levemente, desligue o fogo e deixe esfriar. Transfira para um recipiente, cubra a superfície com filme plástico e leve para gelar. Deixei 20 minutos no freezer, para ficar bem gelado e depois, coloquei na sorveteira, conforme instruções do fabricante.

O resultado? um sorvete cremoso e bem gordinho..rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!