26 março, 2009

Risoto Milanese à Brasileira

Tem um tempo que nao coloco uma receita aqui então, Dea, ficam aqui registradas minhas desculpas. Bom, começo dizendo q eu não como queijo (!) Então eu não experimentei, mas todos que comeram aprovaram... Segue a receita de Risoto Milanese à Brasileira, feito por mim. Eu utilizo o arroz italiano embalado à vácuo, manteiga e azeite sempre de boa qualidade. Jamais pense em trocar a manteiga por margarina, jamais...


Risoto Milanese à Brasileira
Serve 4 porções

Ingredientes:

1 xíc. (chá) arroz arbóreo
2 1/4 xíc. (chá) água
1 col. (sopa) azeite
1 col. (sopa) -cheia- manteiga
1 dente alho inteiro sem pele
1 col. (sopa) -rasa- açafrão da terra
50g queijo parmesão ralado
sal à gosto (cuidado, pois o parmesão engana!)

Preparo:

1. Em uma panela pequena, leve a água e o açafrão até iniciar fervura.
2. Assim que começar a se formar as primeiras bolhas de ar pré-fervura, pegue uma panela média, e leve a manteiga com o azeite ao fogo e frite o alho inteiro, até que ele fique esbranquiçado.
3. Adicione o arroz (SEM LAVAR!!!! e ISSO EH IMPORTANTE se nao fica ruim o risoto..) e mexa bem com uma colher de pau, até parecer que está queimando.
4. Tempere a água de açãfrão (que a essa altura já está fervendo) com o sal e jogue sobre o arroz. Misture.
5. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo. Mexa de 1 em 1 minuto.
6. Quando você sentir que a consistência está boa (pode pegar um grao de arroz e cortar, o centro não deve estar cozido...), desligue o fogo e misture o queijo ralado. Nesta hora ele sozinho vai cozinhar o centro do arroz sem deixar ele molenga tipo sopa.
7. Sirva!!

Pode-se decorar com um tomate fresco pela metade e uma folha de manjericao, ou pode-se comer com tomate-cereja. E voce pode trocar o queijo por outras coisas, ou por mais queijos.

Até,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!