12 maio, 2009

Croque Monsieur

Semana recheada de leitura... passei todo o tempo ocioso (como a ida-e-volta pro trabalho e as horas de espera somadas entre consultório médico, secretaria da universidade e outras mais) lendo um livro bem bacaninha: "Memórias Gastronômicas seguido de Pequena História da Culinária". Diversas histórias curiosas sobre jantares, almoços, ceias e tudo mais a ver com isso... Existe muita fantasia, claro.. mas vale a pena. Quanta gente gulosa no mundo! Ficamos sabendo que a bulimia vem desde a antiguidade, quando os ricos comiam exageradamente e depois forçavam a saída do alimento para não engordar ou simplesmente para se sentir bem - dizia-se que o acúmulo de alimento no organismo provocava mau humor. O autor é Alexandre Dumas, francês, escritor de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo e os personagens vão de personagens bíblicos a Napoleão e Luiz XV. Recomendado!
Foto retirada do site da editora Jorge Hazar.

Com tanta França, nada melhor que um sanduíche francês para saborear numa tarde de sábado, assistindo horas e horas de seriados em DVD. Esse é um de meus pratos rápidos preferidos: fica bonito, cheiroso, gostoso e todos adoram - sempre. Costumo fazer sempre com pão de forma branco. Já fiz com pão desses integrais cheio de grãos e confesso que não ficou legal. Deixe o regime de lado só dessa vez. Pode-se usar o pão de miga também. Nesse caso, como o sanduíche será maior, convém aumentar um pouquinho as quantidades dos ingredientes.


Croque Monsieur
Rende 4 sanduíches

Ingredientes:
8 fatias de pão de forma
8 fatias grossas de presunto cozido
100g queijo gruyere ou parmesão ralado
2 colheres (sopa) farinha de trigo
2 xícaras (chá) leite aromatizado** morno
4 colheres (sopa) manteiga
2 gemas
noz-moscada ralada à gosto
pimenta-do-reino branca moída à gosto (opcional)
sal à gosto

Preparo:
**Leite aromatizado: utilizo sempre que vou preparar molho bechamel e a receita está aqui. Se preferir, utilize leite comum.
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira média com papel alumínio. Isso facilitará a retirada dos sanduíches e a limpeza da assadeira.
2. Em uma panela, derreta a manteiga. Passe um pouco (bem pouco, só para sujar) da manteiga em um dos lados de 4 das fatias de pão na manteiga e coloque essas fatias com o lado da manteiga para baixo na assadeira. Reserve.
3. Leve a farinha de trigo ao fogo, mexendo sempre, para fazer o roux. Lembre-se: fogo baixo, sem parar de mexer, até ficar caramelo clarinho. Junte o leite morno aos poucos e continue mexendo, até engrossar. Cozinhe por alguns minutos.
4. Tempere com o sal e a pimenta e misture bem. Até aí, temos um molho bechamel.
5. Rapidamente, acrescente as gemas e misture energicamente, fazendo com que se dissolva no creme antes de cozinhar. Junte 3/4 do queijo ralado (reserve o restante para salpicar o sanduíche) e misture bem. Tempere com a noz-moscada e acerte o sal, se preciso.
6. Monte os sanduíches: sobre cada fatia de pão que está na assadeira, coloque duas fatias de presunto, uma camada de molho, cubra com a outra fatia de pão e termine com o molho. Ah, esse molho que fizemos, bechamel com queijo e gema, é chamado mornay.
7. Polvilhe o restante do queijo ralado sobre os sanduíches e leve-os para assar por 15 minutos, ou até dourar. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!