24 junho, 2010

Filé de Porco com Chimichurri

Sempre que passo no açougue compro meio quilo de filé mignon suíno ou lombo em pedaços. Além de ter um preço convidativo, a carne de porco recebe muito bem os temperos e as ervas aromáticas. Combina com alecrim, cominho, coentro, pimenta, limão... e chimichurri!
O chimichurri é um molho utilizado - principalmente - em churrascos, na Argentina, Uruguai e sul do Brasil. É feito à base de ervas e pimentas. É vendido na seção de ervas dos supermercados e vem seco, devendo ser preparado com azeite e limão (ou vinagre). Você pode fazer o seu próprio, misturando as ervas que preferir, mas as opções que existem à venda são bacanas, e vem com pimentão desidratado, que é um pouco difícil de se encontrar.

Se não quiser inovar muito, apenas esfregue cominho e pimenta-do-reino nos pedaços e grelhe até ficar ao ponto. Vale a mesma regra da carne vermelha: evite ficar virando a carne diversas vezes. Deixe dourar de um lado e então vire, para dourar do outro. Isso evita que a carne fique dura e seca.

Servi a carne acompanhada de mais molho chimichurri, salada verde e pão de alho quentinho.

Filé de Porco com Chimichurri
Rende 2 porções

Ingredientes:
400g filé mignon suíno ou lombo em pedaços
1/3 xícara chimichurri seco
1/3 xícara azeite de oliva extra-virgem
1/3 xícara suco de limão tahiti
1 baguete de alho
salada de folhas

Preparo:
1. Coloque o chimichurri, o azeite e o suco de limão em uma xícara e misture bem.
2. Em um saquinho, coloque os pedaços de carne e metade do molho. Amarre o saco e misture bem para que o tempero pegue em todos os pedaços de carne. Deixe descansar por 30 minutos.
3. Limpe grosseiramente os filés para retirar o excesso de molho e grelhe os pedaços em frigideira ou grelha/grill, até ficar ao ponto. Grelhe também o pão de alho.
4. Regue os filés prontos com o restante do molho e sirva com o pão em pedaços e a salada.

3 comentários:

Oi...
Deixe aqui o seu recado!