23 novembro, 2010

Barrinhas de Chocolate com Pasta de Amendoim


Ah.... manteiga de amendoim! Os cachorros tem um brinquedo novo: um Kong, uma espécie de cone de borracha, que deve ser recheado de petiscos para que o cão vá ganhando recompensas conforme o desempenho em buscá-los no fundo do cone.
Aqui em casa o Kong  é recheado de pasta de amendoim - mas apenas duas ou três vezes por semana, senão engorda os pequenos... Cachorros felizes porque tem pasta de amendoim no final do cone, humanos felizes porque tem pasta de amendoim nos doces. E quanta!
Essa receita está em um livro de comidas "light", então dá pra comer um bocado ou dois sem culpa. Pelo menos você pode dizer que tem aveia...


Barrinhas de Chocolate com Pasta de Amendoim
(do livro "Cook Yourself Thin")
Rende 8 porções

Ingredientes:
1/2 xíc. (chá) biscoito tipo waffer de chocolate light
1/2 xíc. (chá) aveia em flocos
1/3 xíc. (chá) açúcar de confeiteiro
1/2 col. (chá) sal
3 col. (sopa) manteiga sem sal derretida e fria
4 col. (sopa) pasta de amendoim pura*
300g cream cheese light em temperatura ambiente
2 col. (chá) extrato de baunilha
1/2 xíc. (chá) chocolate amargo para derreter

Preparo:
1. Cubra um recipiente retangular (aprox. 12x25) com papel manteiga, deixando um pouco do papel para fora, para poder desenformar depois.
2. Passe os biscoitos pelo processador de alimentos ou liquidificador, para que se transformem em uma farofa. Misture os biscoitos moídos, a aveia, o açúcar e metade do sal. Junte a manteiga e misture bem.
3. Adicione 1 colher (sopa) de pasta de amendoim, misture bem e coloque a mistura na forma preparada, apertando bem para que firme. Leve à geladeira por 10 minutos, enquanto prepara a segunda camada.
4. Para preparar a segunda camada, bata o cream cheese na batedeira até que fique macio, cerca de 2 minutos. Adicione o restante da pasta de amendoim, a baunilha e o sal, e bata em velocidade média até aumentar o volume, aprox. 7 minutos.
5. Cubra a mistura de biscoitos com o creme de amendoim, alise e acerte a superfície e leve para a geladeira por mais 10 minutos. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho maria.
6. Cubra toda a superfície do creme de amendoim com o chocolate derretido. Deixe na geladeira até firmar. Sirva gelado.

Nota: A pasta de amendoim pura é feita apenas de amendoim, não possui açúcar, não possui gordura.
Se for utilizar as pastas encontradas nos supermercados (do tipo Amendocrem) as quantidades de manteiga e açúcar deverão ser alteradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi...
Deixe aqui o seu recado!