29 novembro, 2010

Sem Glúten: Macarrão de Abobrinha




Ok, isso não é "macarrão de abobrinha". É uma abobrinha disfarçada de macarrão. Despensa sem macarrão e tomates vermelhos explodindo de tão maduros - e clamando para serem usados - foi a desculpa ao marido para preparar esse prato tão "vegetariano". Mais verde impossível.
Para dietas sem glúten, a substituição é excelente. A abobrinha bem fina em um molho caseiro de tomate não deixa nada a desejar. Só não acredito que dê para comer sempre, acho que a abobrinha acaba enjoando um pouco quando se come muito. Mas é interessante pra variar.

Você deve evitar a primeira fatia na lateral da abobrinha, pois sai com bastante casca e tende a ficar amarga. Ao usar o fatiador, não faça muita pressão, para que as fatias saiam finas e com pouca casca.
Outra coisa, como os legumes são usados com casca, é melhor que sejam orgânicos.

Abobrinha disfarçada de Macarrão
(adaptado de "Cook Yourself Thin")
Rende 2 - 3 porções como prato principal ou 4 porções como acompanhamento
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
3 ou 4 abobrinhas, das mais finas - evite as arredondadas
2 colheres (sopa) azeite
1/4 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
5 tomates para molho bem maduros picados
1 ramo de manjericão picado
1 ramo de salsa picada
sal e pimenta-do-reino à gosto
queijo parmesão ralado à gosto

Preparo:
1. Com o auxílio de um descascador de legumes, fatie finamente a abobrinha, no sentido do comprimento. Fatie até chegar nas sementes, e então comece do outro lado, fatiando sempre até chegar nas sementes, Gire  a abobrinha e fatie no mínimo quatro vezes. Descarte a primeira fatia de cada lado, que contém apenas casca. Não aperte demais o descascador para evitar que as fatias fiquem grossas demais. Reserve.
2. Prepare o molho: aqueça 1 col. (sopa) do azeite em fogo baixo em uma panela média. Acrescente a cebola, o alho e o sal. Frite apenas para começar a dourar, cuidando para não queimar. Junte os tomates picados, metade do manjericão e o restante do sal. Misture e deixe cozinhar, até amolecer os tomates, por 5 minutos. 
3. Com um amassador de batatas, aperte os tomates na panela. Deixe cozinhando em fogo baixo com a panela semi-tampada, por cerca de 10 minutos. Adicione o restante do manjericão, a salsa e tempere com a pimenta. Retire o molho da panela e coloque em um refratário. Reserve.
4. Na mesma panela, aqueça a colher de azeite restante e adicione as abobrinhas fatiadas. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, até que as abobrinhas estejam "al dente", aproximadamente 10 minutos. Não deixe cozinhar demais, ou elas se quebrarão. 
5. Volte o molho para a panela, misture bem para cobrir totalmente as abobrinhas. Sirva com queijo parmesão ralado.

2 comentários:

  1. Adorei, Andrea.Estou fazendo um caderno de receitas caprichado para minha filha, que se casa daqui a 10 dias, e essa receita vai aparecer lá, com todos os créditos e a sugestão de uma visita por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Andrea!
    Esta receita de seu marido é muito boa. Eu uso abobrinha demais e faço um carpaccio com elas que é uma beleza. Lindo e muito saboroso. Um prato exelente pra ser vervido nos dias muito quentes. Vou postar no blog qualquer hora.
    Bjo, tia Norma :*)

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!