25 março, 2011

Lasanha de Abóbora com Sálvia


Essa é para o dia em que você quer impressionar alguém. Prepare-lhe uma lasanha diferente do tradicional massa-queijo-bolonhesa e receberá mais de 10 agradecimentos por pessoa...
Gracinhas à parte, essa lasanha realmente surpreendeu. A combinação "estranha" de ingredientes parecia não dar certo, misturar biscoitos de amêndoa a sálvia, abóbora e mascarpone quase não me convenceu, mas cada ingrediente fez seu papel e o conjunto ficou realmente sensacional. 

A combinação de sabores trouxe ao prato um sabor exótico, com um toque adocicado dos biscoitos que, moídos, puderam ser sentidos suavemente.
Os amaretti biscotti, ou cookies amaretti podem ser encontrados em alguns supermercados e empórios na cidade. Como ilustração, consegui estaesta imagens. Eles não costumam ser baratos, mas você vai usar apenas um pouco, e não vai se arrepender de ter que comer o restante deles acompanhando café. São MUITO gostosos.
A receita também pede queijo mascarpone. Se você quiser substitui-lo, use creme de leite fresco firme.
Por último, essa lasanha tem o preparo muito simples, mas precisa de tempo para ser feita. A abóbora precisa ser assada até o ponto de ficar macia como um purê. 

Lasanha de Abóbora com Sálvia
(Adaptado daqui)
Rende: 06 porções
Tempo de preparo: 3h

Ingredientes:
1 1/2 kg abóbora seca
250g massa para lasanha pré-cozida
2 xíc. (chá) leite
200g queijo mascarpone
100g manteiga
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 xíc. (chá) sálvia fresca

140g biscoitos amaretti moídos grosseiramente - cerca de 1 xícara.
sal e pimenta do reino
1/2 col. (chá) noz-moscada
150g queijo parmesão ralado

Preparo:
1. Aqueça o forno em 200C. Coloque a abóbora inteira e com casca em uma assadeira e asse por aproximadamente 2 horas, ou até que esteja macia e possa ser apertada com facilidade. Retire do forno e reserve. Prepare a manteiga de sálvia.
2. Em uma panela pequena, derreta a manteiga. Desligue o fogo e adicione um punhado de sálvia, cerca de 10 folhas. Deixe descansar por 10 minutos. Retire as folhas de sálvia e as descarte.
3. Pique as folhas restante de sálvia, reservando algumas para a decoração do prato. Reserve. 
4. Abra a abóbora com cuidado e parta-a ao meio. Retire as sementes e fibras do centro e descarte. Com uma colher, retire toda a polpa e a coloque em um recipiente grande. Aperte a polpa com um garfo, transformando-a em um purê.
5. Adicione a sálvia picada, o mascarpone, o sal e a pimenta. Misture para tornar homogêneo. Junte os biscoitos moídos. Reserve. Prepare o molho bechamel.
6. Em uma panela, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga. Adicione a farinha de trigo e mexa com uma espátula para que toda a manteiga seja incoporada à farinha. Coloque o leite e continue mexendo até a mistura engrossar. Coloque 2 colheres (sopa) manteiga e a noz-moscada e misture. Tempere com sal. Reserve.
7. Montagem: Unte um refratário (tamanho aproximado 11x8 ou 10x10) com a manteiga de sálvia. Faça uma camada de massa de lasanha e uma utilizando metade da mistura de abóbora. Faça mais uma camada de massa de lasanha, coloque o restante da abóbora e finalize com mais uma camada de massa de lasanha. Cubra com o molho bechamel. Salpique o queijo ralado e a manteiga de sálvia.
8. Na hora de servir, asse em forno 200C por cerca de 30 minutos, ou até que esteja levemente dourada.

6 comentários:

  1. Andrea, mas isso está um espetáculo!!
    Eu também fiquei impressionada...super diferente e deve ser delicioooso mesmo...Parabéns,viu?!Beijkas

    ResponderExcluir
  2. Andreia


    Parabens, sem comentarios...nota 1000
    Adorei esse prato.....bjos um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Maísa,
    Obrigada pela visita.
    Essa lasanha é boa mesmo, vale a pena experimentar. Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Josy muito obrigada pela visita.
    Uma ótima semana pra voce, já que o fds está acabando... beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andrea desculpa vir chegando assim e já estar levando a receita mas amei esta lasanha deve ser uma delicia mesmo, parabéns ao blog também,

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Paula, um beijo.

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!