12 outubro, 2010

Bolo de Limão Siciliano









As vezes fico maluca para fazer bolo. Não importa se tem biscoito, chocolate, barrinhas ou castanhas para beliscar na despensa, eu quero é bolo. Quero sentir o cheiro contagiando a casa, olhar pelo vidro do forno e ver seu bebê crescendo e ficando dourado, como se estivesse se transformando em obra-prima.
Quando a consciência bate forte e minhas células adiposas me encaram, como se quisessem evitar mais uma gulodice, faço uma receita reduzida, como essa, que rendeu um bolinho que cabia em um prato raso de servir.

As sementes de papoula são opcionais. Elas não interferem no gosto, mas dão uma crocância interessante à receita.

Bolo de Limão Siciliano
(Adaptado de Jamie Oliver)
Rende: um bolo pequeno, Ø 20cm
Tempo de Preparo: 1h


Ingredientes:
60g manteiga sem sal em temperatura ambiente
60g açúcar cristal
2 ovos grandes
90g amêndoas moídas ou farinha de amêndoas
1 col. (sopa) sementes de papoula
raspas da casca e suco de 1 limão siciliano
65g farinha de trigo com fermento


Para a calda:
50g açúcar cristal
suco de 1/2 limão siciliano


Para a cobertura:
100g açúcar de confeiteiro
raspas da casca e suco de 1/2 limão siciliano


Preparo:
1. Aqueça o forno em 180°C. Unte e enfarinhe uma forma pequena de cone com 20cm. Reserve.
2. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar claro e uniforme. Deixe a velocidade baixa e adicione os ovos um a um, misturando bem após cada adição.
3. Retire da batedeira. Junte as amêndoas, sementes de papoula, suco e raspas da casca de limão e a farinha e misture com cuidado. Coloque a mistura na forma e leve para assar por aproximadamente 25 minutos. Faça o teste do palito. (Atenção: o tempo de forno pode variar).
4. Retire o bolo do forno e o deixe descansar sobre uma grade por 15 minutos. Prepare a calda.
5. Em uma panelinha, leve ao fogo o açúcar cristal e o suco de limão, apenas até dissolver o açúcar. Desenforme o bolo em um prato, faça pequenos furos em sua superfície com um garfo e deite sobre ele a calda.
6. Prepare a cobertura: em um recipiente misture o açúcar de confeiteiro com as raspas de casca e o suco de limão.Você pode adicionar mais suco (ou água) se achar que está seco ou adicionar mais açúcar, se achar que está muito líquido. Cubra o bolo quando ele estiver frio.

Um comentário:

  1. O bolinho que coube no prato de servir daí deixou um aroma de limão que fez as células adiposas daqui darem um cochilo. Que perigo!
    Bjos

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!