28 março, 2011

Comendo Fora: Tordesilhas (Restaurant Week)

Logo na entrada do restaurante a sensação que se tem é de ter chegado em uma casa de interior. Bancos de madeira de lei na entrada, banquetas de sisal, decoração com plantas, pimentas e paredes amarelas trazem o clima aconchegante de casa de fazenda para o centro da capital. É preciso ter uma reserva em semana de Restaurant Week, ou você esperará algumas dezenas de minutos por uma mesa, o que não será tão ruim se você possuir boa companhia e quiser experimentar um dos muitos drinques do cardápio. As caipirinhas de fruta fazem bonito nesse ínterim. Aconchegue-se em um dos bancos ou poltronas antigas e prepare-se para a conversa. Há opções de tapas no cardápio, como os bolinhos de mandioca com queijo ou porção de mini-pasteis, ambos servidos com conserva de pimentas à gosto.
O cardápio da casa é bem elaborado e elege os ingredientes brasileiros como protagonistas. A presença de peixes amazônicos, carne-seca, guisados, pratos regionais e frutas amazônicas, mostra que a chef Mara Salles conseguiu transformar a culinária regional em alta gastronomia.
A visita ao restaurante em plena Restaurant Week, evento que é especialmente marcado por filas, horas de espera por uma mesa e porções diminutas, não tira seu brilho: o serviço é impecável, com garçons “mágicos” que aparecem ao seu lado enquanto você ainda pensa em chamá-los, os pratos são bem montados, com todos os ingredientes posicionados simetricamente e de forma idêntica em todos os pratos e as porções são deliciosamente fartas – tanto em quantidade como em sabor.
O cardápio para a semana é apresentado com duas opções em cada etapa: entrada, prato principal e sobremesa. A entrada escolhida foi o ceviche de lula com banana-da-terra grelhada, que surpreendeu ao ser apresentado em forma de mini-lulas acompanhadas de chicória friseé, fatias finas de cebola roxa e coentro que, nadando no caldo da marinada, davam a sensação de fundo do mar. O sabor muito suave permitia identificar cada componente e completava o clima de litoral proporcionado. (Não consegui fotografar esse! Ele foi devorado muito depressa!)
Como prato principal, a opção foi o pirarucu ao tucupi servido com legumes braseados. Mais uma vez a apresentação do prato o leva a viajar a algum lugar, dessa vez ao Rio Amazonas. O peixe é apresentado em duas postas, formando uma espécie de corpo, com os legumes – batatas, tomates, cenouras, palmitos – ao seu redor, e vagens espalhadas sobre toda a composição, transmitindo a imagem do peixe no rio, com toda a biodiversidade da Amazônia imersa em uma calda dourada de tucupi.
Para finalizar, uma sobremesa perfeita: pudim de tapioca com baba de moça. E a única coisa que tenho a dizer sobre ela é que estava maravilhosa. A cobertura de açúcar caramelizado adoçava o pudim na medida, e a calda de baba de moça a contrabalanceava com sua suavidade.
A outra sobremesa, salada de frutas com sorvete de cupuaçu era um convite ao tropical. A combinação das frutas cítricas - azedinhas - com o sorvete bem doce foi um casamento perfeito. Enfim, a experiência foi excelente e o Tordesilhas se portou com classe, mesmo em uma semana como essa, de desespero na cozinha.

Restaurante Tordesilhas
Rua Bela Cintra, 465 - São Paulo - SP
Fone (11) 3107-7444
(o Restaurant Week vai até 03.04.2011)

2 comentários:

  1. Pudim de tapioca é vida né?
    E é super super fácil de fazer, eu adoro.
    Eu estava procurando a primeira receita doce para postar no meu blog e acho que você me deu uma idéia HAHAHA
    Beijo, adorei o blog!

    ResponderExcluir
  2. Ana Lúcia obrigada pelo recadinho. Vou adicionar seu blog. beijos

    ResponderExcluir

Oi...
Deixe aqui o seu recado!